Histórico

Tiago Splitter é o primeiro brasileiro campeão da NBA

O catarinense Tiago Splitter fez história esta semana ao ganhar o campeonato americano de basquete pelo Santo Antonio Spurs. O time venceu o campeão da temporada 2013, Miami Heat, e levou a taça da NBA. No melhor de sete, o Spurs levou 4 jogos trazendo o anel de campeão mais cedo para o Texas. O Miami Heat, de Lebron James, conseguiu apenas uma vitória nas finais.

Com a vitória no domingo (15), o pivô Tiago Splitter virou o primeiro brasileiro campeão da liga que todos os jogadores de basquete do planeta sonham disputar.

Titular durante a maior parte da temporada, o catarinense Splitter contribuiu com três pontos, dois rebotes, duas assistências e uma efetiva participação na defesa nos 11 minutos no qual ele esteve em quadra. O cestinha da última partida desta temporada foi LeBron James, com 31 pontos.

Os Spurs ganharam em casa, no AT&T Center, em San Antonio (TX). A plateia ajudou, mas foi a garra dos jogadores que marcou presença em quadra. O Miami Heat começou com força, mas não deu conta dos texanos que levaram a noite por 104 a 87.

O catarinense só conseguiu acreditar na vitória nos últimos minutos da partida. “No basquete pode acontecer de tudo. Mas quando o Erik Spoelstra (técnico do Miami) começou a tirar os titulares do Heat faltando dois minutos a ficha caiu. Deu um alívio muito grande. Perdemos ano passado daquela maneira, e perder de novo seria um sofrimento danado. Olhando agora, passa leve a derrota do ano passado”, disse ele que falou com os pais, que moram em Blumenau (Santa Catarina) por telefone poucos minutos depois da conquista.

A tradicional desfile da vitória está marcado para quarta-feira (18).

Veja o placar do últimos jogos
Jogo 1: San Antonio Spurs 110 x 95 Miami Heat, em San Antonio
Jogo 2: San Antonio Spurs 96 x 98 Miami Heat, em San Antonio
Jogo 3: Miami Heat 92 x 111 San Antonio Spurs, em Miami
Jogo 4: Miami Heat 86 x 107 San Antonio Spurs, em Miami
Jogo 5: San Antonio Spurs 104 x 87 Miami Heat, em San Antonio

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo