Esportes

Time Sabores Brasil vence Pompano Soccer Cup

Guilherme Ceretta de Lima, ex-árbitro da principal divisão do futebol brasileiro, apitou a final do torneio

Time vencedor do Pompano Soccer Cup
Time vencedor do Pompano Soccer Cup

DA REDAÇÃO – Num domingo ensolarado e de muito calor, as equipes Sabores Brasil e American Income Life disputaram a partida final da primeira Pompano Soccer Cup, disputada no North Pompano Park, em Pompano Beach, no dia 28 de maio.

Após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a decisão foi para as penalidades máximas e o arqueiro David Dutra consagrou-se ao defender o pênalti cobrado por Yuri e garantir o título para equipe alaranjada. Como todos os demais converteram suas cobranças, o placar final foi de 5 a 4 para o Sabores Brasil. Ele declarou ter percebido a movimentação do batedor e pulou no canto esquerdo onde fez a defesa. “Foi uma emoção enorme, não dá nem para descrever”, afirmou.

Milton Caetano, capitão da equipe, ecoou as palavras de seu arqueiro: “A equipe jogou com muita garra e determinação e fizemos por merecer este título, que pouca gente acreditava”. O técnico Barreto também enalteceu o espírito de luta e a garra dos seus comandados: “Peguei este time no início e muita gente não botava fé que pudéssemos ser campeões. Aí, com muita dedicação e empenho, mostramos que tínhamos condições de vencer”, afirmou em meio à comemoração dos demais jogadores que gritavam: “É campeão!”

A finalíssima foi a coroação da realização de um torneio que começou há dois meses com seis equipes e mais de 120 participantes entre jogadores e voluntários. Urbano Santos, organizador da competição e presidente do Centro Comunitário Brasileiro (CCB), revelou estar bastante satisfeito com o resultado final, que agradou também aos patrocinadores. “Como eu já tinha experiência em organizar campeonatos em Framingham (MA), resolvi envolver o CCB e colocamos a mão na massa. Conseguimos apoio do prefeito Lamar Fisher, de Pompano Beach, que nos liberou o campo em North Pompano Park e fomos à luta. Contamos com a boa vontade dos patrocinadores e o evento pôde ser realizado”.

Entusiasmado com o sucesso, Urbano já está pensando em organizar novos campeonatos de futebol, uma excelente alternativa para reunir a comunidade brasileira, sobretudo os jovens que vivem aqui sem suas famílias. “A intenção é seguir os moldes dos torneios realizados em Massachusetts, onde há a maior liga amadora do mundo, com divisões para atletas de mais de 40, mais de 50 e mais de 60 anos. Pretendemos ainda atrair outras comunidades para participar dos torneios, assim como os próprios americanos. Acreditamos que o esporte e o lazer são excelentes formas de integração”, disse o presidente do CCB.

Arbitragem é uma atração à parte

Guilherme Ceretta de Lima
Guilherme Ceretta de Lima

O árbitro da final foi Guilherme Ceretta de Lima, de 33 anos, eleito o melhor árbitro da Federação Paulista de Futebol em 2015, e aspirante ao quadro da Fifa.

Ceretta desistiu de sua ascendente carreira de árbitro no futebol brasileiro por ter entrado em desavenças com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sergio Correa. “Questionei alguns critérios adotados e senti que minhas palavras não foram levadas em consideração. Aí, tomei a decisão de sair do Brasil e vir para os Estados Unidos com minha família em busca de uma vida melhor”, comentou o árbitro, que apitou a final e foi auxiliado pelos bandeirinhas Luciano Silvano e Leonardo Bednarski.

Com sua bagagem e seu currículo, Ceretta pretende tornar-se árbitro de futebol da United States Soccer Federation e até já fez o curso exigido. No entanto, ele está sentindo que as coisas não estão fluindo com a rapidez que esperava. “Quando conversei com a pessoa responsável sobre isto, ele me disse que eu precisava de um visto de trabalho. Agora, já tenho este visto de trabalho, porque sou head coach da International Soccer Association, de Boca Raton, além de ser personal trainer também”, comentou esperançoso em ver sua situação regularizada e ele integrar o quadro de árbitro da federação americana.

No final da partida, houve distribuição de troféus e medalhas para os jogadores das equipes campeã e vice-campeã. Como ninguém é de ferro, o pessoal resolveu festejar com muito churrasco e cerveja!

Assista ao vídeo com a cobertura da final em acheiusa.com ou na nossa fanpage no facebook, facebook.com/acheiusa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo