Antonio Tozzi Esportes

Tite mudou a cara da Seleção Brasileira

Treinador da Seleção Brasileira optou por manter as características dos jogadores e a forma como eles atuam em seus clubes
Treinador da Seleção Brasileira optou por manter as características dos jogadores e a forma como eles atuam em seus clubes

O Brasil ocupava a incômoda sexta colocação nas Eliminatórias da Copa do Mundo para Rússia em 2018. Entretanto, bastaram duas partidas para o panorama se desanuviar. Agora, a Seleção Brasileira de Futebol está na vice-liderança da competição com 15 pontos, junto com a Argentina, mas leva vantagem no saldo de gols. Ambos apenas um ponto atrás do líder Uruguai. Mais do que as vitórias de 3 a 0 sobre o Equador em Quito e 2 a 1 sobre a Colômbia, Tite soube dar um padrão de qualidade à equipe. Conseguiu a proeza de derrubar um tabu de 33 anos sem vitória da Seleção Brasileira de Futebol na altitude da capital equatoriana e impôs-se sobre a boa seleção colombiana em Manaus. Além disso, esta Seleção Brasileira parece que finalmente vem conquistando a simpatia e a torcida dos brasileiros que andavam divorciados da equipe canarinho pelo mau futebol apresentado, pelos resultados ruins e pela corrupção verificada na CBF. Claro que a corrupção não foi extinta, porém, as ações de investigação de órgãos internacionais como FBI colocaram a entidade sob suspeita fazendo com que seus dirigentes fiquem mais cuidadosos em relação à gestão dos recursos desta entidade privada que toca fundo na alma do torcedor brasileiro.

Plano tático de Tite

Com pouco tempo para preparar a equipe, o novo treinador da Seleção Brasileira optou por manter as características dos jogadores e a forma como eles atuam em seus clubes. Além disso, chamou de volta o lateral esquerdo Marcelo, titular do Real Madrid e desafeto de Dunga, que assumiu a condição de titular da equipe. Convocou ainda jogadores que nunca haviam atuado pela Seleção Brasileira de Futebol como Marquinhos, Pedro Geromel, Gabigol e Gabriel Jesus – este, por sinal, foi uma agradável surpresa. O atacante do Palmeiras, de apenas 19 anos e um dos artilheiros do Brasileirão 2016, fez dois gols na vitória sobre o Equador e ainda sofreu o pênalti que Neymar converteu. Na partida contra a Colômbia, o novo centroavante foi muito bem marcado e não brilhou, mas cumpriu um importante papel tático. Talvez seja por este motivo que Pep Guardiola, o novo técnico do Manchester City, insistiu bastante para que ele fosse contratado. Gabriel Jesus integrará o elenco do clube inglês a partir de janeiro. Já Gabigol, outro atacante de 19 anos, trocou o Santos pela Internazionale de Milão logo após o negócio ter sido fechado. Ou seja, jogadores jovens que se destacam no futebol brasileiro logo são vendidos para o mercado europeu e os torcedores dos clubes locais não tem sequer tempo para curtir o novo ídolo. Enfim, esta é a realidade atual do nosso futebol.

O fator Neymar

Apesar das surpreendentes atuações de Gabriel Jesus e do sistema defensivo do Brasil, além das participações interessantes de Philippe Coutinho, meia-atacante do Liverpool que substituiu Williams do Chelsea, quem realmente desequilibrou foi Neymar. O craque do Barcelona confirmou ser a principal estrela da companhia. Ele comandou o time nas duas partidas e decidiu o jogo contra a Colômbia ao marcar o gol da vitória após uma boa trama que também envolveu Coutinho, Giuliano, Gabriel Jesus e iludiu o forte sistema de marcação dos colombianos. O atacante do Barcelona também foi decisivo na conquista da cobiçada medalha de ouro olímpica. Agora, depois de três meses e meio de ausência, ele retorna ao Barcelona mais tranquilo e com a responsabilidade de substituir Messi que voltou ao clube lesionado depois da vitória da Argentina sobre o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Brasil pode fechar o ano na liderança

A Seleção Brasileira pode fechar o ano na liderança das Eliminatórias da América do Sul porque em outubro terá dois jogos considerados fáceis. Primeiro, enfrentará a Bolívia em Natal, depois viajará a Maracaibo para jogar contra a Venezuela. As duas seleções fazem campanhas fracas e não devem estar na Rússia em 2018. No caso da Venezuela, a preocupação da CBF é com a situação política e econômica instável no país vizinho. Está sendo montada uma operação de logística para que a Seleção Brasileira fique o menor tempo possível em território venezuelano, uma vez que a Venezuela vem enfrentando uma crise sem precedentes com o povo sem sequer ter o que comer. Ou seja, o principal adversário não estará em campo, mas, sim, fora dele.

Briga na parte da cima está quente

Os líderes do Brasileirão venceram seus jogos pelo mesmo placar, na quarta-feira (7): 2 a 1. O primeiro a fazer a lição de casa foi o Atlético Mineiro que derrotou o Vitória com dois gols de Fred – Kanu descontou para o clube baiano. Apesar de jogar com vários desfalques, o Galo tomou conta da partida e apenas não goleou porque a pontaria de Fred e Robinho não estava muito afiada. Já o Vitória perdeu a chance de sair pelo menos com um empate porque o atacante Marinho quis fazer um gol de craque ao tentar encobrir o goleiro Giovanni em vez de tocar a bola para um companheiro melhor colocado ou definir a jogada com um chute forte. Agora, o Galo jogará na segunda-feira (12) contra o Fluminense no Estádio Edson Passos no Rio de Janeiro. Já o Vitória terá outra pedreira. Mesmo atuando no Barradão, em Salvador, enfrentará o Flamengo no sábado (10). E tem obrigação de vencer para fugir da zona do rebaixamento.

Flamengo vence no sufoco

Muitos flamenguistas pensavam que derrotar a Ponte Preta em Cariacica, no Espírito Santos, fosse uma tarefa fácil. Não foi o que se viu em campo. Apesar do domínio do Rubro-Negro, que saiu na frente com o gol de Gabriel (como tem atacantes com o nome de Gabriel no futebol brasileiro!), o clube de Campinas não se intimidou e obteve o empate com o gol do bom atacante William Potker. Quando tudo indicava que a partida terminaria empatada, surgiu Fernandinho para aproveitar o rebote do goleiro Aranha após defender o chute de Diego Ribas e definir a vitória do clube da Gávea. No sábado, o Mengo viajará para Salvador e tentará manter-se na vice-liderança ao enfrentar o Vitória, outro clube que tem o vermelho e preto em seu uniforme.

O líder Palmeiras também venceu

As vitórias do Flamengo e do Atlético Mineiro serviram para manter as equipes nos segundo e terceiro lugares. Ambos torciam por um tropeço do líder. E eles chegaram a ter esperanças. Mesmo com o domínio do campo e um futebol melhor, o Palmeiras não conseguiu furar a defesa do São Paulo no primeiro tempo. Na volta para a segunda etapa, o ex-palmeirense Kelvin fez uma boa jogada pela esquerda, livrou-se de dois adversários e cruzou sob medida para o argentino Chávez abrir o placar. O gol do Tricolor parece ter despertado os ânimos dos palmereirenses que partiram para cima do adversário incentivados pela torcida que lotou o Allianz Parque com quase 40 mil pessoas. E o esforço foi recompensado. Logo após o gol de Chávez, o zagueiro colombiano Mina empatou a partida com uma forte cabeçada após um bom cruzamento de Jean. Depois de vários replays, ficou constatado que Mina estava em condição de impedimento. Entretanto, foi um lance rápido e de difícil marcação. E foi com um gol do outro zagueiro, Vitor Hugo, que o Verdão virou o jogo ao cabecear a bola cruzada por Dudu em cobrança de escanteio. Gabriel Jesus, apesar de ter jogado no dia anterior em Manaus, ainda atuou por 30 minutos e contribuiu para melhorar o desempenho do Palmeiras ao substituir o meia Allione. No domingo, outro jogo difícil para o líder, pois vai pegar o Grêmio na Arena Grêmio em Porto Alegre. Já o São Paulo, que está flertando com o Z4, receberá o Figueirense no domingo pela manhã com obrigaçào de vencer a partida.

Grêmio decepciona e é goleado

A grande decepção da noite de quarta-feira (7) foi a atuação do Grêmio. O Tricolor dos Pampas vem brigando pelo título, mas sofreu um baque. Ao jogar contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, o Grêmio, que contou com o reforço do goleiro Marcelo Grohe e do zagueiro Pedro Geromel que estavam servindo a a Seleção Brasileira, foi goleado por 4 a 0 pelo Coxa Branca – gols de Walisson Maia, Leandro, Rafael Veiga e Neto Berola, todos na primeira etapa. O mau resultado atrapalhou o plano do Grêmio de subir na tabela e ainda por cima abalou o emprego do técnico Roger, que vinha sendo bastante elogiado como um treinador da nova geração. Se perder mais um jogo, ele pode ser demitido. E a tarefa não será nada fácil porque o próximo compromisso será em casa contra o líder Palmeiras. O Coritiba, por sua vez, irá a Santa Catarina para enfrentar a Chapecoense, também no domingo.

No clássico carioca, deu Botafogo

O Estádio Luso Brasileiro foi o palco escolhido para a disputa do clássico entre Botafogo e Fluminense na tarde do feriado da Independência. O time da Estrela Solitária venceu por 1 a 0 com gol de Neilton e mostrou ser o melhor time no gramado. O resultado serviu para dar refresco ao Alvinegro carioca que se afastou ainda mais da Zona de Rebaixamento e breca a reação do Tricolor carioca que ainda sonha com o G 4. Curiosamente, o Botafogo começou a reagir no Brasileirão 2016 após perder o técnico Ricardo Gomes que preferiu trocar o clube carioca pelo São Paulo. Na próxima rodada, o Fluminense receberá o Galo no jogo de segunda-feira à noite enquanto o Botafogo jogará no Mineirão contra o Cruzeiro.

Chapecoense arranca empate em Recife

A Chapecoense conseguiu um bom resultado em Recife ao empatar em 2 a 2 (gols de Kempes e Bruno Rangel para Chapecoense e de Arthur e Bruno Moraes para o Santinha) com o Santa Cruz no Estádio do Arruda. O time catarinense saiu na frente, sofreu a virada e conseguiu empatar no final da partida. O resultado foi melhor para a equipe de Chapecó, que está no 11º lugar e ruim para o Tricolor pernambucano que ocupa a vice-lanterna da competição e perdeu a chance de somar pontos para fugir do Z4. No próximo final de semana, terá o clássico de Recife contra o Sport na Ilha do Retiro. A Chapecoense receberá o Coritiba no Estádio Índio Condá também no domingo.

Figueirense confirma boa fase e vence mais uma

Depois de passar um período na Z4, o Figueirense vem mostrando recuperação no Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira (7), o time de Florianópolis derrotou o Atlético Paranaense por 1 a 0, gol do atacante Lins. Já o Furacão atravessa por uma fase instável na competição, após ter iniciado muito bem o Brasileirão 2016. O próximo compromisso do Figueirense será no Estádio do Morumbi num jogo entre adversários que tentam escapar da Zona de Rebaixamento. O Rubro-Negro de Curitiba receberá o Internacional na Arena da Baixada e pretende aproveitar a má fase do rival para subir na tabela.

Jogos complementares da rodada

Como a coluna fechou na quinta-feira (8), não pudemos analisar os três jogos que complementaram a 23ª rodada. Corinthians e Sport Club do Recife foi o primeiro jogo da noite, seguido pelo clássico mineiro entre América e Cruzeiro e pelo embate entre Internacional e Santos. Aliás, Corinthians e Santos farão o clássico paulista na Vila Belmiro na próxima rodada. Sport também terá clássico pela frente contra o Santa Cruz, enquanto Cruzeiro receberá o Botafogo em Belo Horizonte, o Inter jogará em Curitiba contra o Furacão e o América-MG, lanterna do campeonato, viajará a Campinas para enfrentar a Ponte Preta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo