Comunidade Local Negócios

Toque brasileiro e memória afetiva no cardápio

Bulegreen Cafe está novamente na lista dos 100 melhores restaurantes nos Estados Unidos

Bulegreen oferece um cardápio recheado de opções interessantes e criativas (Foto: Divulgação)
Bulegreen oferece um cardápio recheado de opções interessantes e criativas (Foto: Divulgação)

Diz-se que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Então, com estas fotos que dão água na boca, você certamente não precisaria ler o texto para ter vontade de saborear as delícias do Bulegreen Brunch & Cafe, uma cafeteria com toque brasileiro em Oakland Park (Sul da Flórida). Mas vale a pena conhecer a história por trás do estabelecimento, que acaba de ser apontado, pela segunda vez em sua breve trajetória, um dos 100 melhores restaurantes nos Estados Unidos.

Idealizado pelo comissário de bordo Carlos Ribeiro de Castro e pelo chef Vagner de Carli, sócios na vida e no empreendimento, o Bulegreen oferece, além de um cardápio recheado de opções interessantes e criativas, uma experiência diferente: a começar pela decoração aconchegante e o café moído na hora e passado em coador de pano na mesa do cliente, a sensação é que estamos no quintal de uma casa no interior do Brasil… ou de qualquer outro país da América do Sul ou Caribe. “A memória afetiva é uma das razões do sucesso do Bulegreen, especialmente entre os latinos”, admite o mato-grossense Vagner, que está há 10 anos na América. Ele destaca que o processo artesanal de preparação também influencia no sabor e na intensidade do café, feito com grãos especiais de Minas Gerais.

O ambiente e o aspecto sensorial, porém, explicam apenas em parte o fenômeno que se tornou o Bulegreen. Lá, os produtos orgânicos e sempre frescos se encarregam de conquistar o consumidor pelo paladar, mesmo os mais exigentes. Tanto que um crítico de gastronomia de uma renomada revista americana visitou a cafeteria pouco depois da inauguração, em 2018, e escreveu maravilhas a respeito do serviço e das receitas exclusivas no menu, que mistura velhos conhecidos a ideias adaptadas pelo chef brasileiro. Onde mais você encontraria um sanduíche Bauru (na verdade, no Bulegreen ele recebeu o nome de Bao Roo) com presunto floresta negra e chips? Ou ainda um waffle com açaí (ou Waffaçai)? Vale dizer que os waffles, considerados os melhores da Flórida, são feitos com massa de pão de queijo.

“De fato, a primeira matéria na mídia acabou despertando a atenção do público e de outras publicações. E, da noite para o dia, o nosso desejo despretensioso de manter uma pequena cafeteria acabou ganhando proporções bem maiores”, conta o mineiro Carlos. Aos poucos eles foram ampliando o local para atender melhor à clientela. O espaço, onde antes funcionava um posto de gasolina, ganhou charme e serviu de ponto de partida para a revitalização de toda a vizinhança – com reconhecimento formal da Prefeitura de Oakland Park à dupla de empreendedores brasileiros.

Constar na lista dos 100 melhores restaurantes do Yelp em 2020 foi a cereja no bolo (Ah! Antes que eu me esqueça, eles têm opções de bolos e outros pratos sem glúten e veganos). Nem mesmo a pandemia foi capaz de frear o crescimento do Bulegreen. “Como nossas mesas ficam na área externa, não interrompemos o atendimento, que seguiu com todas as precauções”, lembra Vagner. E, sem dúvida, o conceito de brunch a qualquer hora do dia é outra atração… afinal ninguém quer esperar até o fim de semana para saborear as iguarias, como sanduíche de queijo derretido com banana e canela, um dos mais pedidos.

Vagner e Carlos inauguraram, no ano passado, o Bulegreen em Florianópolis (Santa Catarina) e estão iniciando o processo de abrir franquias em outras partes do mundo. A próxima unidade será, provavelmente, em Portugal. Há planos de levar a marca para Califórnia e Massachusetts, e os interessados devem entender que o negócio necessariamente precisa envolver muita paixão, como diz o lema da casa (“food with heart”). Mas, além desta essência, o fato de o Bulegreen constar novamente da lista dos 100 restaurantes preferidos na América em 2024 torna tudo mais fascinante.

Serviço:
Bulegreen Café
3299 Dixie Hwy, Oakland Park
Telefone: (786) 655-3411
Instagram: @bulegreencafe
Website: www.bulegreen.us

*Texto oferecido por Bulegreen Cafe

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo