Illinois foi o estado americano mais castigado pelas tormentas
DA REDAÇÃO COM AP — Um sistema de tormentas de rápido movimento que produziu pelo menos um tornado em Illinois ameaça cerca de 53 milhões de pessoas nos Estados Unidos através de 10 estados do Meio Oeste.
Um funcionário de emergências afirmou que o total de mortos no sul de Illinois chegou a seis, de acordo con Associated Press.
Patti Thompson, do Órgão de Administração de Emergências de Illinois, disse que a última morte também ocorreu no domingo no condado de Massac no extremo sul de Illinois, onde foram registradas duas outras mortes anteriores. A funcionária informou que não tem mais detalhes.
Duas mortes ocorreram em Nashville, uma na comunidade de Washington, uma em Brookport, e uma en Unionville, todas localidades de Illinois, assinalaram as autoridades.
Mais de 60 tornados foram reportados no Meio Oeste durante a tarde deste domingo, destacou o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos. Ainda há partes da região que permanecem ameaçadas, alertas de tornado foram emitidos do Michigan ao Missouri e a área de alerta inclui Detroit e Indianápolis.
A News 25, filial local da NBC, divulgou que 37 pessoas receberam atendimento no centro médico OSF Saint Francis de Peoria, Illinois, sete delas com feridas “severas”.
Testemunhos dos estragos
Socorristas de Illinois estão tratando de encontrar pessoas que ficaram presas em seus sótãos e um hospital em Peoria está atendendo a 37 pessoas que ficaram feridas, informou o diretor do Órgão de Administração de Emergências do estado, Jonathon Monken.
“Vimos árvores caindo, casas totalmente destelhadas. Vi muitas pessoas angustiadas por ter suas casas destruídas”, disse Jack Lance, que vive em Pekin, Illinois.
Enquanto um tornado se aproximava de sua casa em Washington, Illinois, Anthony Khoury rezava e gravava um vídeo da turbulência que estava próxima. “O tornado ocorreu em meu bairro, e podia ouvir as pessoas gritando”, disse à CNN, “estávamos aterrorizados”.
Sua casa sobreviveu ao tornado, no entanto, Khoury assegurou que outros na vizinhança não deram tanta sorte. “Há pessoas nas ruas chorando”, disse. Fotografias da cidade mostram carros capotados e uma enorme pilha de escombros.
Este sistema ameaça uma ampla faixa da região central com perigosos ventos, decargas elétricas e granizo, informaram os funcionários meteorológicos dos EUA.
De acordo com o que foi publicado no The Huffington Post, um tornado tocou a terra bem antes das 11 horas deste domingo (17) perto da comunidade central de Illinois de East Peoria, mas as autoridades ainda não informaram sobre danos ou pessoas feridas.
Segundo os especialistas, o fenômeno se movia para o nordeste a uma velocidade aproximada de 60 milhas por hora.
“Cerca de 53 milhões de pessoas em 10 estados correm risco significativo de tormentas e tornados”, comentou ao diário Russell Schneider, do Serviço Meteorológico.
Por seu lado, a rede da CNN detalhou que o sistema de tormentas interrompeu uma partida de futebol americano da NFL. A partida interrompida pelo mau tempo foi a do Chicago Bears contra o Baltimore Ravens. Os espectadores foram chamados para abandonar as arquibancadas.
Segundo o Serviço Meteorológico, os grandes e velozes tornados perto de Washington, nas cercanias de Chicago, também deixaram grandes danos.