Histórico

Trânsito é a principal causa de morte entre jovens

Acidentes são responsáveis por 10% dos óbitos de pessoas de 10 a 24 anos de idade no mundo

Um estudo da Organização Mundial de Saúde mostrou que os acidentes de trânsito são a causa de 10% das mortes de jovens entre 10 e 24 anos, superando até mesmo os casos de violência (6,3%). Os números são assustadores: a cada ano, 2,6 milhões de pessoas dessa faixa etária morrem vítimas, na maior parte das vezes, da imprudência dos motoristas e da desobediência às leis de trânsito.

A pesquisa realizada por especialistas da Austrália, Grã-Bretanha e Suíça mostrou que a grande maioria de óbitos acontece no Terceiro Mundo – 97%. Pelo menos 1,67 milhão de jovens morreram em nações africanas e no sudoeste da Ásia. O índice de acidentes nestes países é até quatro vezes maior do que no chamado Primeiro Mundo. O Brasil está incluído entre os de alto índice de violência no trânsito.
“A pesquisa, a primeira a investigar tendências globais para a causa de morte entre jovens, mostrou ainda que a maior parte das perdas poderia ser evitada. Outro dado surpreendente do estudo é o que aponta o suicídio como a terceira causa de mortes entre jovens.
Atualmente há 1,8 bilhões de jovens na faixa etária de 10 a 24 anos em todo o mundo, o equivalente a 30% da população mundial. A OMS espera que o trabalho possa servir de inspiração aos governos na elaboração de políticas e programas de prevenção.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo