O presidente Donald Trump, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, “está louco”, ao comentar no domingo (25) sobre os recentes ataques a cidades ucranianas, e advertiu que qualquer tentativa de dominar toda a Ucrânia “levará a Rússia à ruína”. As declarações foram feitas em sua rede social, a Truth Social, e reiteradas aos jornalistas no aeroporto de Morristown, antes dele embarcar no Air Force One.
“Sempre tive uma boa relação com Vladimir Putin, mas algo aconteceu com ele. Ele ficou completamente louco. Está lançando mísseis em cidades e matando pessoas. Não gosto nada disso”, reforçou.
Na madrugada de segunda-feira (26), a Rússia lançou a maior ofensiva aérea contra a Ucrânia desde o início da guerra, utilizando cerca de 355 drones contra diversas regiões do país, incluindo Kharkiv, Odesa, Kiev, Khmelnytskyi e Cherkasy. Os ataques atingiram casas e prédios residenciais, deixando dezenas de feridos e dois mortos.
Trump e Putin teriam conversado por telefone durante duas horas na segunda-feira (26), após o que o presidente americano afirmou que Moscou e Kiev começariam imediatamente negociações por um cessar-fogo.
Com informações da CNN.