Estados Unidos Manchete

Trump cancela tarifa adicional de 40% aplicada a produtos brasileiros

Presidente assinou ordem executiva revogando a tarifa anterior aplicada a mais de 200 produtos brasileiros, entre eles carne e café

Trump e Lula, durante encontro recente na Malásia (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O presidente Donald Trump assinou na quinta-feira (20) uma ordem executiva retirando a tarifa de 40% imposta a diversos produtos brasileiros exportados para os EUA, entre eles café, carne bovina, cacau e açaí. A lista total de isenções contém mais de 200 produtos que foram retirados da lista tarifária anterior, estabelecida em julho, que aplicava uma sobretaxa de 40% a produtos brasileiros importados pelos EUA.

A decisão é retroativa ao dia 13 de novembro, data do encontro na Casa Branca entre o secretário de Estado, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, quando o acordo foi costurado. A decisão de hoje se aplica somente ao Brasil, ao contrário da ordem executiva da semana passada, que foi mais abrangente.

Trump citou a conversa que teve com o presidente brasileiro, Lula da Silva, como uma das razões para a revogação. “No dia 6 de outubro, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em começar negociações sobre as preocupações identificadas na ordem executiva 14323. […] Também recebi informações adicionais e recomendações de vários funcionários […] que opinaram que certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à tarifa adicional imposta pela ordem executiva 14323”, escreveu Trump na ordem executiva.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo