Estados Unidos Manchete

Trump chama alguns imigrantes em situação ilegal de ‘animais’

'Não se pode acreditar quão más são essas pessoas' disse presidente em reunião na Casa Branca sobre cidades ‘santuários’

Trump participou de reunião sobre cidades santuário na Casa Branca, na quarta-feira (16) Foto Jim Watson AFP
Trump participou de reunião sobre cidades santuário na Casa Branca, na quarta-feira (16) Foto Jim Watson AFP

O presidente Donald Trump chamou de “animais” alguns imigrantes em situação ilegal, durante uma mesa redonda sobre as cidades “santuário” e gangues, entre elas a MS-13, da qual denunciou a crueldade. A reunião foi realizada na quarta-feira (16).

O presidente se pronunciou durante um debate sobre os municípios da Califórnia que se negam a cooperar com o ICE, o serviço central de controle migratório do governo federal, chamados “santuários”.

“Estamos expulsando pessoas do país. Não se pode acreditar quão más são essas pessoas”, declarou o presidente em uma reunião na Casa Branca com políticos republicanos da Califórnia. “Não são pessoas, são animais”, acrescentou. “Estamos tirando-os deste país a um ritmo nunca visto”, disse Trump, que criticou duramente o sistema atual de imigração americano. “É fraco e ridículo”.

“A lei da Califórnia dá refúgio a alguns dos criminosos mais cruéis e violentos do mundo, como os da gangue MS-13”, disse, lamentando que “homens, mulheres e crianças inocentes” estejam “à mercê de criminosos sádicos”.

Trump qualificou a MS-13, uma gangue originada nos Estados Unidos, mas que tem raízes em El Salvador, de “perversa” e “assassina”.

Democratas reagem

“Os imigrantes são seres humanos, não animais, não criminosos, narcotraficantes, não estupradores. São seres humanos”, declarou o representante pelo Colorado, Jared Polis.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, disse que “Trump está mentindo sobre imigração, mentindo sobre o crime e mentindo sobre as leis da Califórnia”.

A Califórnia, o estado mais povoado do país e reduto democrata, está imerso em um confronto legal e político com a administração federal sobre imigração.

O governo de Trump demandou o “Golden State” para obrigá-lo a acabar com a política de cidades “santuário”, enquanto a Califórnia também iniciou processos legais contra o governo americano.

Brown sancionou em outubro uma lei que declara a Califórnia um “estado santuário”, em um desafio aberto à decisão de Trump de deter a imigração em situação ilegal e potencialmente expulsar do país milhões de pessoas que entraram nos Estados Unidos de forma clandestina.

Na Califórnia vive a maior parte dos imigrantes em situação ilegal, cerca de um quarto dos 11 milhões estimados que estejam em todo o país, principalmente de origem latino-americana. (Com informações da France Presse).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo