Estados Unidos Manchete

Trump vai declarar emergência por mais recursos para construção do muro

Presidente deve assinar acordo bipartidário aprovado pelo Senado, mas quer mais dinheiro

Trump em discurso na Casa Branca FOTO CNN
Trump em discurso na Casa Branca FOTO CNN

O presidente Donald Trump vai declarar emergência nacional para conseguir os recursos necessários para financiar o muro na fronteira com o México, informou nesta quinta-feira (14) a secretária de Imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders. A assinatura do presidente evita uma nova paralisação do governo.

O senador Mitch McConnell confirmou que Trump vai assinar o acordo feito por Democratas e Republicanos. Segundo alguns veículos de imprensa, a negociação inclui $1,375 bilhão para a construção de barreiras verticais de aço na fronteira com o México, e não em um muro sólido, como deseja o presidente Donald Trump. O valor acordado permite a construção de 89 km de muros.

O valor é muito inferior ao exigido inicialmente pelo mandatário americano para a construção da barreira de concreto. Trump quer $5,7 bilhões para a construção de 215 km de muros, por essa razão, o presidente vai declarar emergência para conseguir os recursos que faltam.

Por outro lado, o acordo omitiria o limite máximo de detidos no país, que era uma exigência democrata, segundo o jornal “The Washington Post”.

Sarah Sanders publicou um comunicado no Twitter em que justifica a decisão do presidente em declarar emergência: “Assegurar o fim da crise humanitária e de segurança nacional na fronteira”.

Na prática, a declaração de emergência dá ao presidente permissão de usar fundos federais sem aprovação do Congresso para a construção do muro na fronteira com o México – uma das promessas de campanha do republicano.

Com isso, Trump não precisaria rejeitar o acordo aprovado nesta quinta-feira (14) no Senado dos EUA. A própria Casa Branca já adiantou que o presidente aprovará a proposta, que também precisa passar pela Câmara.

O acordo tem mais de mil páginas e foi feito para evitar nova paralisação parcial do governo. Trump já havia declarado que estava insatisfeito com os termos da proposta – que não incluía a construção do muro. O presidente, porém, disse que não queria um novo “shutdown”.

A líder da oposição e presidente da Câmara, Nancy Pelosi, rapidamente reagiu. Ela nega que haja uma emergência na fronteira sul dos EUA e afirmou que tomará medidas judiciais para reverter a decisão de Trump. O senador Chuck Schumer, líder do Partido Democrata no Senado, disse que a declaração de emergência, caso se confirme, será “um enorme abuso de poder da Presidência”.

O governo ficou parcialmente paralisado entre 22 de dezembro e 25 de janeiro, o mais longo “shutdown” da história do país. Isso porque o Congresso não aprovou o orçamento que incluía cerca de $5,7 bilhões para a obra do muro na fronteira, uma das promessas de campanha de Trump.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo