Brasil Estados Unidos Geral Manchete

Trump vai retaliar Brasil e Argentina por causa do câmbio

Presidente diz que vai aumentar as taxas de importação sobre aço e alumínio dos dois países por conta da política cambial de desvalorização de suas moedas com relação ao dólar

Os imóveis comerciais de Trump representam cerca de três quartos de seu patrimônio líquido
Os imóveis comerciais de Trump representam cerca de três quartos de seu patrimônio líquido

O presidente Donald Trump criticou Brasil e Argentina pelo Twitter, na manhã desta segunda (2), acusando os dois países de desvalorizarem suas moedas de modo a prejudicar os fazendeiros americanos. Como retaliação, anunciou que vai aumentar as taxas sobre alumínio e aço importados dos dois países.

“Brasil e Argentina estão promovendo uma enorme desvalorização de suas moedas, o que é ruim para os nossos fazendeiros. Portanto, com efeito imediato, vou restaurar as taxas sobre o aço e o alumínio que são exportados desses países para os EUA”, escreveu Trump.

Além da retaliação tarifária, o presidente pediu ao Federal Reserve que faça alguma coisa para evitar que outros países “tirem vantagens do nosso dólar forte, tornando as coisas muito difíceis para nossas manufaturas e fazendeiros exportarem seus produtos.”

Depois do anúncio da retaliação, o presidente comentou com jornalistas a decisão. “Eles desvalorizaram suas moedas de modo substancial, em 10%. Eu havia concedido a eles um grande alívio tarifário, mas agora estou retirando isso. É muito injusto com a nossa indústria, é muito injusto com nossos fazendeiros. Nossas indústrias de aço vão ficar muito felizes, nossos fazendeiros vão ficar muito felizes com o que eu fiz”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo