Estados Unidos Geral

Trump vence prévias com larga vantagem em Nevada

Hillary Clinton saiu na frente de Bernie Sanders no Estado

Trump vence prévias com larga vantagem em Nevada
Trump vence prévias com larga vantagem em Nevada

Da Redação com Agências – O pré-candidato republicano Donald Trump venceu sua terceira prévia seguida nesta terça (23), segundo projeções da rede de televisão CNN. Por volta de 7:30am desta quarta (24), com 96% da apuração em Nevada, Donald Trump seguia na frente com 45,15% dos votos, seguido por Marco Rubio, com 23,9%; Ted Cruz, 21,4%.

Com o expressivo resultado em Nevada, em que Trump tem mais votos que o segundo e o terceiro colocados somados, ele amplia suas chances de ser o indicado do Partido Republicano para concorrer à presidência dos EUA na eleição de 8 de novembro.

“Serão incríveis dois meses”, disse Trump, ao discursar – quando o resultado oficial ainda mostrava cerca de 5% de apuração -, sobre os próximos estados que realizarão prévias. “Nós talvez nem precisaremos dos próximos dois meses”. Na sequência, o bilionário voltou a falar sobre sua polêmica proposta de construir um muro entre os Estados Unidos e o México – e fazer o país vizinho pagar por isso.

A vitória de Trump já era prevista, pois todas as pesquisas o mostravam com dois dígitos de vatangem sobre seus oponentes. A grande questão é quem ocupará o segundo lugar, Cruz ou Rubio, que travam uma disputa acirrada desde o início das prévias republicanas.

O primeiro estado a realizar sua prévia foi Iowa, em 1º de fevereiro, onde o republicano Ted Cruz e a democrata Hillary Clinton saíram vencedores. Na sequência foi a vez de New Hampshire, onde os eleitores preferiram Donald Trump e Bernie Sanders. No sábado (20), Hillary venceu a primária Democrata em Nevada e Trump foi o vencedor do caucus Republicano na Carolina do Sul.

Prévias
Até o dia 14 de junho, eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido. Para ser apontado candidato, um Democrata precisa ter os votos de 2.382 dos 4.763 delegados disponíveis. Para um Republicano, é preciso conquistar 1.237 dos 2.472 delegados disponíveis no partido.

A próxima etapa será uma primária democrata na Carolina do Sul, no sábado (27). Em seguida, a grande expectativa gira em torno da Super Terça, em 1º de maio, quando ocorrem decisões simultâneas em 14 estados e no território de Samoa Americana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo