TV Globo Internacional e Band exibem Carnaval brasileiro

0
421

Além dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio, cobertura do carnaval em outras capitais

A Rede Globo mobiliza uma grande operação para a cobertura do carnaval 2012. Cerca de três mil profissionais vão trabalhar na transmissão dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de cobrir os blocos de rua, as festas em Salvador e em Recife, e acompanhar de perto onde o carnaval estiver acontecendo. Em todos os telejornais da programação, as últimas notícias e todos os ângulos da festa que mobiliza o país. E toda essa folia será exibida nos 115 países em que o sinal da TV Globo Internacional está disponível.

Na capital paulista, a folia começa já nesta sexta-feira, dia 17. Cléber Machado e Mariana Godoy narram os dois dias de desfiles direto de um estúdio-bolha posicionado no alto do sambódromo.

Durante os dois dias de desfiles, um time de 18 repórteres estará ao longo do sambódromo, trazendo todas as informações da transmissão do carnaval paulista.

Desfiles do Rio de Janeiro

A festa carioca acontece nas noites de domingo e segunda, dias 19 e 20. A dupla Luis Roberto e Glenda Kozlowski transmite o carnaval direto da ‘Esquina do Samba’, montada no início da Marques de Sapucaí. A transmissão carioca conta com uma equipe de dois mil profissionais.

Localizado na dispersão da apoteose, o ‘Estúdio Globeleza’, entra em ação ao final da apresentação de cada escola de samba. Ana Paula Araújo comanda um time de comentaristas para debater quais foram os destaques, os melhores momentos e os problemas da agremiação que acabou de passar. Para essa tarefa, ela recebe a sambista Teresa Cristina, o produtor Haroldo Costa, a cantora Fernanda Abreu e o ator Eri Johnson. Além dos comentaristas, Ana Paula também terá a companhia de convidados especiais, gente ligada à música e ao samba, para esquentar o bate-papo sobre os destaques do carnaval.

No estúdio, um telão interativo touch screen exibe os melhores momentos e links com repórteres que estão na avenida, mensagens de internautas e notas dos telespectadores. O telespectador, aliás, poderá participar ativamente da transmissão, mandando suas opiniões e comentários sobre as escolas por SMS e vídeos colaborativos através da página de Carnaval do G1, que podem ser exibidos na TV. O público pode também dar notas para cada escola em seis quesitos: samba-enredo, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias, fantasias e comissão de frente.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro são exibidos no domingo, dia 19, depois do ‘Fantástico’ e na segunda-feira, dia 20, após o ‘BBB12’. Na segunda e na terça, a TV Globo exibe um compacto com os melhores momentos do dia anterior logo depois do ‘Jornal Hoje’. E, na quarta-feira de cinzas, dia 22, a apuração será transmitida após a reexibição da novela ‘Mulheres de Areia.

O Carnaval na Band

Mais uma vez, a Band irá transmitir o Carnaval da Bahia e de Pernambuco. Este ano, a cobertura contará com mais de 500 profissionais entre repórteres e técnicos. A transmissão começará na noite de sexta-feira (17), às 23h15, e irá até a madrugada da quarta-feira de Cinzas (22). O UOL irá transmitir toda a cobertura de Carnaval da emissora.

Para comandar os cinco dias de festa, com mais de 50 horas de transmissões, a emissora escalou um time de apresentadores de primeira qualidade e tarimbados, como Adriane Galisteu, Betinho, Otávio Mesquita, Nadja Haddad, Rita Batista, Érico Aires, Nivaldo Prieto, Débora Villalba, Eduardo Moura, Luciano Faccioli e Flávia do Valle.

Em Salvador, as transmissões têm início à noite no Circuito Barra/Ondina, onde a emissora possui um camarote para 36 mil pessoas, o Planeta Band. Vinte câmeras de alta definição estarão ligadas na movimentação dos famosos nos camarotes e na passagem dos trios elétricos.