Uber planeja crescer 400% no Brasil em 2016

0
2242

Taxi circula por São Paulo com adesivo em campanha contra o Uber
Taxi circula por São Paulo com adesivo em campanha contra o Uber

O aplicativo de caronas Uber vem protagonizando disputas entre motoristas autônomos e taxistas em diversas cidades no Brasil. Os incidentes, não raro, envolvem agressões físicas e ameaças entre as duas partes. Tanta polêmica, contudo, não parece desanimar a empresa sediada em San Fracisco (Califórnia), que pretende, ao longo do ano, crescer o número de motoristas prestando serviços pelo aplicativo, indo de 10 mil parceiros a 50 mil.

A informação foi divulgada pelo gerente da empresa para a região central dos Estados Unidos, Canadá e América Latina, Andrew MacDonald, em entrevista ao blog do jornalista Fernando Rodrigues. Procurado pela Reuters, o Uber confirmou as informações.

De acordo com o executivo, o Brasil é o país do mundo no qual o aplicativo de transporte privado individual tem uma de suas maiores taxas de crescimento, com expansão de 30% ao mês no país.

A expansão da companhia avaliada em bilhões de dólares acontece em meio à retração da economia. Em 2015, a renda média dos tralhadores teve a primeira queda em 11 anos em um mercado de trabalho marcado por forte deterioração. A taxa de desemprego de 6,9% em dezembro foi a maior para o mês desde 2007.

No Brasil, o Uber opera atualmente nas cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Campinas e Goiânia. MacDonald afirmou que a expansão da companhia no país vai ocorrer nas regiões Norte e Nordeste, em cidades com mais de 1 milhão de habitantes, segundo a entrevista confirmada pela companhia.