Histórico

Um novo conceito de televisão já incorporado ao dia-a-dia da comunidade

BRTV Online completa dois anos e está cada vez mais presente na vida dos brasileiros na América

brtv onlineQuando surgiu, em março de 2006, o BRTV Online – o primeiro canal de televisão pela Internet, com foco nos brasileiros que vivem nos Estados Unidos e, mais especificamente, no sul da Flórida – representava um novo conceito dentre tantas novidades tecnológicas que aparecem a cada momento. Hoje, dois anos depois, a emissora já está incorporada ao dia-a-dia da comunidade, que acessa o site www.brtvonline.com para conferir a programação variada, que inclui blogs sobre assuntos atuais e interessantes, vídeos informativos e de entretenimento, reportagens, dicas culturais e muito mais.

“Dentre os ativos adquiridos nesses dois anos, posso dizer que mais importante do que os cerca de 30 mil usuários cadastrados em nosso mailing list e os mais de cem vídeos exclusivos no acervo é a credibilidade conquistada junto a empresários, patrocinadores e mídias dos EUA”, ressalta a mentora do BRTV Online, Neusa Martinez. Ela é também o rosto mais presente na programação comunitária da emissora, já que estão entre suas responsabilidades as entrevistas e matérias especiais, como a com o ator/diretor Miguel Falabella, durante o Brazilian Film Festival de Miami, ou com o médico Neri Franzon, na primeira aparição pública dele depois do terrível acidente que sofreu, em 2007.

Vídeo na Internet ou Internet no vídeo… não importa, o BRTV Online representa agora agora o que chamam de conversão de mídias. “Esta é a tendência. Em muito breve, televisão e computador serão uma coisa só, e não teremos mais o aparelho no canto da sala como vemos em nossas casas”, explica Fernando Vasconcellos, editor de conteúdo da emissora. Para ele, os imigrantes brasileiros realmente precisavam de um veículo que pudesse estar presente em suas vidas, 24 horas por dia. E o BRTV veio preencher essa lacuna, aproveitando toda a tecnologia oferecida pela Internet e se transformando em realidade nas mãos da webmaster Sonia Pereira.

A interatividade, aliás, é um dos pontos fortes da tevê no computador. Os internautas ou espectadores participam do processo de elaboração do conteúdo, através de perguntas, comentários, sugestões e, muitas vezes, como protagonistas da programação. “É encantador saber que estamos abrindo a possibilidade de o brasileiro se ver na TV e se identificar com as matérias”, vibra Neusa. Nesse sentido, ela lembra dos vídeos produzidos por terceiros que são veiculados no site, entre elas os da Fundação Vamos Falar Português.
Além disso, o BRTV mantém no ar colunas de interesse direto de seu público aqui nos Estados Unidos, como a novidades relativas à imigração (com Iara Morton) ou sobre as nuances os do mercado imobiliário (Mortgage, com Joe Souza), apenas para citar duas delas.

Por essa e outras razões, a emissora sempre manteve uma relação estreita com a comunidade e hoje alcança a marca de 25 mil acessos por mês. O AcheiUSA, parceiro de primeiro momento do BRTV Online, se orgulha de também fazer parte da curta, mas expressiva, história dessa iniciativa que vem unindo os imigrantes brasileiros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo