Um pedaço do Brasil na charmosa Española Way

0
653

Opções gastronômicas brasileiras compõem o caleidoscópio de restaurantes desta rua internacional

Ana Paula de Melo Franco

Um pedaço do Brasil na charmosa Española Way

A rua mais charmosa de South Beach em Miami, a Española Way, uma mistura de cultura, história e gastronomia, tem dois restaurantes comandados por brasileiros, um ao lado do outro.

Na rua é possível encontrar diversas opções de culinária: cubana, mexicana, italiana, brasileira, entre outras. O empresário Marcelo Cordeiro encontrou seu lugar em um restaurante especializado em frutos do mar “Kone Restaurant” e, com uma pitada do tempero brasileiro que também pode ser encontrado numa saborosa picanha, está no local há três anos e meio.

Marcelo é natural de Pernambuco e foi muito cedo para o Rio de Janeiro. Por esse motivo, se considera carioca. Ele se mudou para os EUA em 1986, morou na Califórnia e voltou depois de 15 anos para o Rio. “Eu voltei para o Brasil, me casei, tenho um filho e há cinco anos decidimos voltar para os EUA. Estávamos cansados da violência do Rio e queríamos montar um restaurante no Nordeste. Mas um belo dia, abri o jornal e vi que dois garotos de Ipanema venderam a franquia Kone temakeria para o grupo Spolleto. Decidi enfrentar o desafio e montar uma franquia em Miami”, relata.

Miami foi o lugar escolhido devido ao clima tropical e por estar mais perto do Brasil. No começo, Marcelo enfrentou dificuldades para que uma temakeria caísse no gosto dos americanos e turistas. “Achar o local desejado foi realmente muita sorte e orações. Inserir um conceito novo num pais diferente e bastante complicado. Porém estávamos localizados na rua mais charmosa do litoral sul da Florida eu não poderia desistir, foi quando eu encontrei um excelente chefe brasileiro que me sugeriu mudar o menu para frutos do mar, paellas e grelhados”.

Bem ao lado do Kone, o Boteco Copacabana traz para Miami o melhor da culinária brasileira. A proprietária do Boteco é italiana, mas o chef de cozinha, os garçons e hostess s?o brasileiros.

Segundo o gerente do local, Julio Coutinho, os brasileiros quando vêm passear em Miami se sentem confortáveis ao encontrarem garçons brasileiros e, especialmente, a culinária que eles tanto conhecem. “Aqui temos coxinha de frango, feijoada, escondidinho de carne seca e, claro, a autêntica caipirinha”, afirma.

Onde fica a Española Way

Fica a dica: se for a Miami Beach, n?o deixe de visitar uma das ruas mais charmosas do sul da Flórida. A rua, localizada entre a Collins Avenue e a Pensylvania Avenue na altura do número 14, é parada obrigatória dos turistas que visitam Miami. Pela rua, os turistas circulam para lá e para cá buscando a melhor opção da noite para jantar. A vila histórica com arquitetura mediterrânea fica na área Art Deco de South Beach e ganha vida ao entardecer com sua iluminação peculiar.