Negócios

Um quarto dos shoppings americanos fechará até 2022, prevê banco

Shopping Centers estão fechando as portas nos EUA
Shopping Centers estão fechando as portas nos EUA

Os shopping centers, um dos maiores símbolos do capitalismo americano, estão em franca decadência no país devido ao crescimento do mercado on-line. De acordo com o banco Credit Suisse, 20% a 25% dos shopping centers no País devem fechar no espaço de cinco anos.

O principal motivo é a concorrência do mercado eletrônico, cada vez mais competitivo em preço, agilidade e oferta de produtos.

Se confirmado, isso significaria o fechamento de 240 a 300 dos cerca de 1.200 shoppings existentes hoje no país. Os números são do CoStar Group, fornecidos pelo Conselho Internacional de Shopping Centers, e se referem apenas aos grandes shoppings fechados.

O declínio do movimento de pessoas nesses espaços já dura alguns anos e segundo o relatório, é um fenômeno estrutural. Um dos problemas é o fechamento acelerado de lojas: só neste ano já foram 3.600, um número que deve chegar a 8.640 no balanço do ano, segundo estimativa do banco.

Se confirmado, seria mais de 4 vezes o total de 2016. O nível mais alto de fechamento de lojas registrado até agora foi em 2008, com 6.163.

A estimativa do Credit Suisse é que a parcela do comércio eletrônico nas vendas do vestuário pule dos 17% atuais para 37% em 2030.

Outro fator é a ascensão dos outlets, que estão ganhando mercado e não costumam ficar em shoppings.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo