Histórico

Uma artista engajada

Telas de Carolina Guimarães chamam a atenção para causa ambiental

Carioca que está em Miami há apenas um ano, a artista plástica Carolina Guimarães quer mais do que exibir seus desenhos em nanquim e quadros pintados com tinta acrílica. Através de sua arte, ela pretende despertar em seu público a necessidade de proteger o meio ambiente. “Todos os fenômenos que estão ocorrendo no mundo, desde as mudanças climáticas até os danos à camada de ozônio, são causados pelo homem. Por isso, tento chamar a atenção nas minhas telas para a causa ecológica, pois tenho pena das futuras gerações”, diz Carolina.

O sul da Flórida terá a oportunidade de conhecer o trabalho da artista brasileira numa exposição Coral Gables, entre os dias 8 e 28 de novembro: a mostra será na galeria do Piag Museum (2724 Ponce de Leon Blvd.), com vernissage no dia 7 de novembro (sexta-feira), às 7 pm. Trata-se da primeira exibição pública de Carolina, que é filha de uma funcionária do consulado brasileiro em Miami.

A arte combinada com engajamento ambiental não é uma novidade na vida da carioca. Desde pequena ela gostava de desenhar principalmente flores e borboletas – e sabia que no futuro iria se relacionar de perto com a causa. “Acho que tanto a ligação com a natureza quanto o dom da pintura estão comigo desde sempre”, admite Carolina, que estudou na Escola de Belas Artes. No Brasil, juntou-se à ONG ‘Amazônia Viva’ e, no Rio, sempre que podia prestava serviço voluntário, ensinado sua arte a crianças carentes.

Aqui nos Estados Unidos, Carolina pretende se dedicar mais à pintura, pois no Brasil trabalhou muito tempo na área de design de interiores. Formou-se em arquitetura, mas não deixou de lado sua veia ecológica: no final do curso apresentou um projeto de uma casa que poderia ser construída com material reciclado. “Os tijolos seriam substituídos por garrafas pet com massa, o concreto seria reutilizado a partir de material de outras obras e até a água para banho seria filtrada da chuva”, explica a artista, ressaltando que a idéia já está sendo utilizada em países como a França, Alemanha e Estados Unidos.

Na exposição no Piag Museum, o público apreciará um pouco da arte de Carolina, mas os leitores do AcheiUSA já podem conferir o traço expressionista da carioca aqui nesta página. E no evento, vale a pena bater um papo com ela para sentir a empolgação com o foco do seu trabalho.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo