Histórico

Uma das prioridades do Governo Obama está a caminho

Presidente dos EUA confirma reforma da saúde

Identificada como uma das três prioridades da administração Obama, ao lado da questão imigratória e da recuperação da economia, a reforma do sistema americano de saúde “está mais perto que nunca”, nas palavras do próprio presidente. O custo estimado do programa é de um trilhão de dólares, o que tem deixado até mesmo os democratas indecisos sobre a aprovação do projeto.

O novo sistema de saúde tem foco nos cerca de 50 milhões de americanos que não possuem seguro de saúde. “Estamos próximos da aprovação, já que atingimos um nível de consenso no tema como jamais antes”, afirmou Obama. Ele acredita que a oposição de republicanos e até de democratas mais conservadores não será suficiente para barrar o projeto. “Alguns expressaram preocupações e nós estamos trabalhando em relação a isso”, garantiu o líder do país.

O receio dos parlamentares é em relação ao impacto que o programa poderá causar ao já combalido déficit do país. De qualquer forma, os deputados e senadores não parecem dispostos a aprovar o projeto antes do recesso de agosto, quando as atividades das duas Casas são paralisadas por três semanas. O líder da maioria democrata no senado, Harry Reid, confirmou seu apoio à causa, mas admitiu não ter certeza de quando a matéria será votada. “Nossa meta não são prazos, a meta é uma reforma abrangente do sistema de saúde, que pode ser concluída no retorno do recesso”, disse Reid.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo