Negócios

United Health vende Amil e deixa o mercado brasileiro

Rivais ganharam espaço no mercado nos últimos anos e ex-executivos apontam erros de gestão

Rivais ganharam espaço no segmento de saúde nos últimos anos e ex-executivos apontam erros de gestão
Rivais ganharam espaço no segmento de saúde nos últimos anos e ex-executivos apontam erros de gestão

Dez anos depois de comprar a Amil com a promessa de acelerar o crescimento da empresa e reforçar o perfil inovador de atuação, a UnitedHealth está pronta para deixar o país.

A empresa americana decidiu colocar à venda suas operações, que incluem, além da carteira de planos de saúde, o Américas Serviços Médicos, que inclui 16 hospitais e 41 clínicas médicas, distribuídos em seis estados brasileiros, com estrutura que soma 2.332 leitos e mais de 17 mil profissionais.

Ex-executivos, fontes do setor de saúde e especialistas afirmam que, embora a empresa se mantenha como uma das maiores operadoras do mercado brasileiro, ela perdeu terreno para rivais nacionais e companhias que abriram capital em Bolsa nos últimos anos.

Além disso, uma “gestão importada” dos Estados Unidos, com perfil centralizador e tomada de decisões fora do país, fez com que o processo de decisões na Amil se tornasse mais burocrático e lento.

Dados da ANS apurados entre 2012 e novembro do ano passado mostram que a carteira de beneficiários de assistência médica da Amil se manteve estável em 2,93 milhões. No período, rivais viram sua carteira dobrar. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo