Comunidade

Usuários reclamam de caos no Consulado-Geral às vésperas de mudança em atendimento

Falha no sistema interrompeu a distribuição de senhas nesta quinta-feira (8), mas situação já foi normalizada; a partir de 13 de junho, o consulado atenderá ao público exclusivamente com horário agendado

Fila na porta do Consulado-Geral na manhã desta quinta-feira (8)
Fila na porta do Consulado-Geral na manhã desta quinta-feira (8)

Os brasileiros que chegaram ao Consulado-Geral do Brasil em Miami na manhã desta quinta-feira (8) se depararam com uma grande fila e, muitos desses, voltaram para casa sem serem atendidos. Às vésperas na mudança do formato do atendimento – que a partir do dia 13 será exclusivamente por agendamento – uma pane no sistema interrompeu a prestação do serviço. Além disso, o Consulado-Geral estará fechado para atendimento entre os dias 9 e 12 de junho para adequação ao novo formato. “As atividades internas de emissão de documentos consulares não serão afetadas”, segundo comunicado do Consulado.

Segundo o leitor Fernando De Bettio, ele chegou ao local às 8h50 da manhã e foi informado que a distribuição de senhas para atendimento havia sido interrompida. “Cheguei antes do consulado abrir e havia dez pessoas na minha frente. Às 9 da manhã o segurança aparece e diz que não tem sistema e que as senhas acabaram. Como pode se eles distribuem 80 senhas por dia? ”, reclamou Fernando, que foi ao local renovar dois passaportes e dar entrada em mais um (dele, da esposa e do filho). “Faltei ao trabalho, dirigi por mais de uma hora para ser tratado assim? O consulado é o retrato do Brasil, se você estiver com saudade do caos que é o Brasil, basta vir até aqui”, completou Fernando.

O AcheiUSA procurou o Consulado-Geral que respondeu: “Devido a problemas de ordem técnica ocasionados pelas fortes chuvas dos últimos dias, o sistema do Consulado-Geral encontra-se temporariamente fora do ar, mas já está voltando ao normal. Por esse motivo, o atendimento ao público na data de hoje (8) foi afetado. O Consulado-Geral informa estar tomando as medidas necessárias para corrigir o problema com a brevidade possível”.

Mais tarde, o Consulado-Geral enviou outra nota ao AcheiUSA informando que: a equipe do Consulado-Geral colocou-se em prontidão imediatamente para solucionar o problema técnico no sistema consular verificado às 8h00. Apesar desses problemas operacionais no início da distribuição das senhas, a recepção ao público retornou rapidamente ao normal.

– Às 10h, o sistema consular voltou a funcionar normalmente. Confirmou-se o diagnóstico de problemas técnicos provocados pelas fortes chuvas registradas na noite anterior.
– Todas as pessoas presentes no Consulado-Geral e portadoras de senhas para serviços estão sendo atendidas, embora o atendimento tenha começado mais tarde em razão dessas dificuldades técnicas. Os problemas técnicos não interromperam o atendimento ao público.
– As senhas para serviços de passaportes na data de hoje esgotaram-se. Assim, apenas as pessoas que não conseguiram senhas não foram atendidas.

Novas regras para atendimento

A nova regra para atendimento exclusivo por atendimento prévio será válida para todos os serviços consulares prestados (incluindo passaportes, registros, atos notariais, procurações, documentos militares e eleitorais, e vistos). Será recusado o atendimento de quem não houver agendado previamente.

O horário de atendimento no Consulado-Geral também será ampliado: segundas a sextas-feiras, entre 9 da manhã e 2 da tarde.

O agendamento dos serviços deverá ser feito por meio desse link . A agenda para reserva de datas estará sempre aberta para os 30 dias seguintes.

Para completar o agendamento, o usuário terá de preencher: nome, telefone e endereço de e-mail válido. Atenção: é importante que sejam informados corretamente os dados de contato, pois a confirmação do agendamento será enviada por e-mail.

O agendamento será intransferível e válido apenas para o cidadão indicado no formulário de agendamento.  Não serão processados serviços de pessoas que não estiverem registradas no agendamento. No documento consular a ser solicitado, deverá constar o mesmo nome informado no agendamento.

Exclusivamente para passaportes será possível agendar para o titular e membros de sua família. No formulário de agendamento, deverão ser listados os nomes de todos os requerentes, grau de parentesco e documentos a serem solicitados.

O solicitante deverá comparecer ao Consulado-Geral com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos ao horário agendado. Não serão tolerados atrasos. Caso não possa comparecer no horário agendado, o requerente poderá remarcar o agendamento com até 24 horas de antecedência. O cancelamento poderá ser feito até 2 horas antes.

É fundamental verificar na página eletrônica do Consulado-Geral a lista de documentos exigidos para a realização de cada um dos serviços solicitados. Não serão atendidos usuários que não apresentarem a documentação completa exigida para cada serviço ou o pagamento com “money order” dos correios.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo