Vacina da Pfizer/BioNTech recebe registro definitivo do FDA

É a 1ª aprovação total de um imunizante nos Estados Unidos; a vacina estava sendo usada de forma emergencial desde dezembro do ano passado

0
1255
Vacina da Pfizer já é distribuída nos EUA (Foto: Flickr/Justin Tallis)
Vacina da Pfizer tem eficácia comprovada (Foto: Flickr/Justin Tallis)

O US Food and Drug Administration (FDA) concedeu, nesta segunda-feira (23), o registro definitivo à vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 para maiores de 16 anos. Essa é a primeira aprovação total de um imunizante nos Estados Unidos.

A vacina da Pfizer recebeu autorização emergencial para uso nos Estados Unidos em dezembro para maiores de 16 anos. Essa autorização emergencial foi ampliada para maiores de 12 anos em maio.

Das 170 milhões de pessoas totalmente vacinadas nos EUA, mais de 92 milhões receberam o imunizante da Pfizer.

Após a aprovação do FDA, o presidente Joe Biden pediu que as pessoas que ainda não se vacinaram, para tomarem a vacina o mais rápido possível. “Se você está entre os milhões de americanos que não tomaram a vacina por não estar 100% aprovada pelo FDA, a hora é agora. A vacina está 100% aprovada e você pode ir tomar hoje”, disse o presidente.

No Brasil, a vacina da Pfizer já tem o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde fevereiro.