Negócios

Valor global do setor de games já ultrapassa $300 bilhões

Pesquisa revela que o perfil dos usuários está mudando e prevê crescimento

Gamers enfatizam que os jogos têm mais vida útil do que os filmes (Foto: Divulgação)
Gamers enfatizam que os jogos têm mais vida útil do que os filmes (Foto: Divulgação)

DA REDAÇÃO – Em seu mais novo estudo, a Accenture (NYSE: ACN) estima que o valor total do setor de games já ultrapassa os $300 bilhões – valor que supera soma dos mercados de filmes e música. A consultoria enxerga o aumento significativo no jogo móvel e a busca por novos tipos de interação social durante a pandemia de covid-19 como os principais fatores por trás do crescimento.

O novo estudo da Accenture “Gaming: the new superplatform” analisou dados de 4 mil gamers espalhados por quatro dos principais mercados para jogos eletrônicos – China, EUA, Japão e Reino Unido – a fim de compreender as necessidades desse público e os principais motivadores desse crescimento significativo do setor.

O mercado gamer ganhou meio bilhão de novos jogadores ao longo dos últimos três anos, chegando a 2,7 bilhões de pessoas no mundo todo. O estudo prevê a chegada de mais de 400 milhões de novos gamers até o final de 2023. O perfil dos jogadores também vem mudando: 60% são mulheres, 30% têm menos de 25 anos e um terço se identifica como não-branco. Por outro lado, entre os entrevistados que se autodefinem como gamers antigos, 61% são do sexo masculino com idade acima de 25 anos e 76% se identificam como brancos.

“O surgimento de novas plataformas de games e as mudanças demográficas estão forçando as empresas do setor a se tornarem plataformas orientadas para a experiência e não mais centradas em produto”, explica Seth Schuler, diretor de Software & Platforms da Accenture. “É importante que o setor encontre o equilíbrio entre as necessidades de seus novos adeptos, mais preocupados com suas interações online, e os fãs de longa data, que ainda são seus clientes mais lucrativos”.

À medida que essa comunidade cresce, o aspecto social é cada vez mais importante para a experiência geral dos jogadores. Entre os entrevistados, 84% afirmam que os videogames são importantes em suas relações com pessoas com interesses semelhantes. Já 75% dos participantes admitem que no momento grande parte de suas interações sociais acontecem em plataformas de jogos.

Gamers que mais faturam:

1. N0tail $6,963,091.58
2. JerAx $6,470,000.02
3. ana $6,000,411.96
4. Ceb $5,564,712.41

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo