Histórico

VAMOS FALAR PORTUGUÊS: Livros: Sempre um bom presente

O Natal está bem próximo, e com certeza a meninada já começou a fazer uma lista interminável de presentes que gostaria de receber.
A Fundação Vamos Falar Português traz algumas dicas de excelentes livros que podem fazer parte da sua lista de compras. Aproveite a vinda de parentes e amigos ou até mesmo sua viagem ao Brasil para adquirir o que há de melhor na literatura infanto-juvenil em português. Estes livros receberam o prêmio FNLIJ 2011.

O livro premiado na categoria Criança é Palhaço, Macaco, Passarinho, do poeta Eucanaã Ferraz, publicado pela Companhia das Letrinhas. Destinado aos pequenos, que pensam em forma de poesia sem nem saber que ela existe, o livro estimula a capacidade de observação e imaginação da criança e leva a ela o princípio básico da imagem poética.

Os livros sem texto Selvagem de Roger Mello, publicado pela editora Global, e Telefone sem Fio de Ilan Brenman e Renato Moriconi, publicado pela Companhia das Letrinhas, são excelentes aquisições para a criançada deixar a imaginação passear e criar suas próprias histórias.

Para os pequenos de 3 a 6 anos há livros-brinquedo. Os premiados deste ano são Quimonos e Yumi, ambos de Annelore Parot com tradução de Eduardo Brandão, publicados pela Companhia das Letrinhas. São livros que falam das bonecas de madeira japonesas (as kokeshis) e de uma cultura diferente da nossa. E , brincando, as crianças ainda aprendem algumas palavras em japonês.
Autores brasileiros renomados, como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ziraldo também não podem faltar na biblioteca dos pequenos leitores.

Para conhecer a lista dos premiados deste ano e dos anos anteriores, visitem o site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Www.fnlij.org.br.

Mais uma dica: O site da escritora Ruth Rocha é colorido, atraente e divertido. Vale a pena conferir!

Http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm

A Fundação Vamos Falar Português deseja a todos um Natal maravilhoso e aproveita para comunicar que as matrículas para as aulas de Português já estão abertas.

Entre em contato através do email beatriz@vamosfalarportugues.org.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo