Vasco da Gama e Coritiba decidem Copa do Brasil

0
346

Torcida terá um novo campeão, já as duas equipes jamais venceram a competição. Primeiro jogo é nesta quarta-feira

O alvinegro carioca e o alviverde paranaense viveram momentos terríveis recentemente, mas deram a volta por cima. O clube do Rio de Janeiro foi o campeão da Série B em 2009 e o do Paraná voltou à elite do futebol brasileiro no ano passado, após uma traumática eliminação no ano retrasado,com a torcida quebrando tudo no Estádio Couto Pereira.

Entretanto, parece que 2011 mostra o renascimento destas duas tradicionais agremiações. O Coritiba sagrou-se campeão paranaense invicto e estabeleceu uma série invicta de 29 partidas, das quais 24 delas com vitórias consecutivas. O ápice foi a goleada sobre o Palmeiras por 6 a 0 no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil, em Curitiba. Ironicamente, o alviverde paulista foi o responsável pela quebra da invencibilidade ao derrotar os campeões paranaenses por 2 a 0 no jogo de volta da competição.

O Vasco da Gama, por sua vez, depois de ter começado mal o Campeonato Carioca, disputou a final da Taça Rio com o Flamengo, perdendo para o rival nos pênaltis. Em consequência, o rubronegro fatupou o título carioca, porque já havia vencido a Taça Guanabara.
Agora, depois da vinda de Diego Souza, que brilhou no Palmeiras e foi mal no Atlético Mineiro, o Vascão parece ter ganho vida nova. O ex-craque, relevado pelo Fluminense, foi o autor do segundo gol da vitória sobre o Avaí em Florianópolis que garantiu a passagem para a final. O primeiro tento foi anotado pelo zagueiro Revson, que cabeceou contra suas próprias redes, após a bola levantada por Felipe, o veterano que parece ter redescoberto o prazer de jogar pelas mãos de Ricardo Gomes, técnico que havia sido bastante contestado quando comandou o São Paulo.

O outro finalista também é dirigido por um técnico pouco badalado. Marcelo Oliveira assumiu o Coritiba e conferiu padrão de jogo à equipe. A exemplo do Vasco, empatou a primeira partida em Fortaleza, graças à boa atuação do arqueiro Edson Bastos, e decidiu em casa, ao bater o Ceará por 1 a 0, com gol de Anderson Aquino.

Na próxima quarta-feira, 1º de junho, o Vasco da Gama recebe o Coritiba no Estádio São Januário, com a obrigação de fazer um bom resultado, porque na outra quarta-feira, 8 de junho, as duas equips voltam a se enfrentar e o vencedor desta série levantará a taça de campeão da Copa do Brasil, título que nenhum deles conseguiu ainda.

De quebra, o campeão já carimbará sua participação na Copa Libertadores da América 2012, independente de sua classificação final no Campeonato Brasileiro de 2011. É uma decisão sem favoritos, e que vença o melhor.