Veja a programação do Tribeca Festival 2022

Em 2020, o festival presencial foi cancelado, assim como vários outros eventos (Cannes, Sundance, TIFF, Venice), devido à pandemia do coronavírus

0
469
Bairro de Tribeca com o One World Trade Center ao fundo (Foto: Sandra Colicino)
Bairro de Tribeca com o One World Trade Center ao fundo (Foto: Sandra Colicino)

O Tribeca Festival, antigo Tribeca Film Festival, retornará a Nova York de 8 a 19 de junho. Este ano, assim como em 2021, o festival apresentará eventos em diversas categorias, como música, palestras, vídeo game, televisão, imersão, masterclass, além de, claro, filmes (lançamentos e retrospectivas).

Fundado em 2002 por Robert De Niro, Jane Rosenthal, e Craig Hatkoff, em respostas aos ataques de 11 de setembro, a fim de revitalizar a região de Tribeca, na parte baixa de Manhattan, o festival é referência para os aficionados em cinema independente. Entro os títulos que foram lançados ao longo dos anos estão “Missão Impossível III” (2006) , “Spiderman 3” (2007), “Shrek Forever After” (2010), “The Five-Year Engagement” (2012), “The Avengers” (2012), e “Yesterday” (2019). Todo o ano, são exibidos cerca de 600 filmes, com uma audiência de aproximadamente 150.000 pessoas. O evento ainda premia artistas independentes em 23 categorias.

Em 2020, o festival presencial foi cancelado, assim como vários outros eventos (Cannes, Sundance, TIFF, Venice), devido à pandemia do coronavírus. A fim de compensar pela ausência de audiência, o festival lançou vários prêmios em formato virtual a fim de exibir o trabalho de artistas que pretendiam lançar sua carreiras durante o festival. A iniciativa foi chamada We Are One, em parceria com Youtube.

Em 2021, ao invés de acontecer no mês de abril, como acontecia no passado, os organizadores decidiram adiar até junho, permitindo a possibilidade de exibição de filmes ao ar livre. O festival já havia introduzido video game, palestras, estréias de programas de televisão entre outros. Porém não havia melhor época para diversificar as atrações do que esta.

Para 2022, os destaques do festival são “Corner Office”, com Jon Hamm (Mad Men) e Danny Puddy, “Somewhere in Queens”, com Ray Romano e Jennifer Esposito, “American Dream”, com Shirley MacLaine, Matt Dillon e Danny Glover, “The Cave of Adullan”, produzido por Lawrence Fishburne, “Jerry & Marge Go Large”, com Bryan Cranston, Annette Benning, e Rainn Wilson. Com relação a documentários, “Untrapped: The Story of Lil Wayne”, cuja apresentação será seguida por entrevista com os criadores do filme e performances. “Loudmouth”, documentário sobre o legendário reverendo e ativista por justiça racial Al Sharpton, será recebido em comemoração ao feriado de Juneteenth, no dia 18 de junho. Outro destaque é o documentário “Halftime”, sobre a cantora Jennifer Lopez, que abrirá o festival.

Na sessão de retrospectiva estão programadas para exibição “O Poderoso Chefão” e “Heat”, além de exibições gratuitas de clássicos ao ar livre, tais como “Grease”, “Dirty Dancing”, e “Hunger Games”.

Mais um destaque do festival ficará por conta do lançamento do lounge musical, Baby’s Alright, localizado em Williamsburg, Brooklyn. Essa parte do festival será dividida em performances, palestras e documentários.

E para pessoas que não estão em Nova York, ainda há a possibilidade de acessar atrações na modalidade At Home.

Para maiores informações e ingressos, é só acessar o site do festival: www.tribecafilm.com.