Mundo

Viaduto desaba durante passagem de metrô e deixa dezenas de mortos no México

Ao menos 23 mortes foram contabilizadas até o momento. A instabilidade do trem causou risco de desabamento do restante do viaduto, dificultando o resgate dos passageiros

Parte do ficou pendurada na ponte de 12 metros de altura (foto: Reprodução Twitter)
Parte do metrô ficou pendurada na ponte de 12 metros de altura (foto: Reprodução Twitter)

O número de vítimas foi confirmado na noite desta terça-feira (3) pela prefeita da capital do México, Claudia Sheinbaum. “Lamentavelmente são 23 mortos”, disse, completando que há menores de idade e sete pessoas em estado grave. Outras 65 estão feridas.

As mortes aconteceram após um trem do metrô da capital mexicana despencar ao passar sobre um viaduto que desabou, deixando-o pendurado na ponte de 12 metros de altura. Alguns carros passavam debaixo da ponte no momento da queda. Uma pessoa saiu com vida de um automóvel que foi esmagado pelos escombros do viaduto, segundo informaram as autoridades.

A instabilidade do trem causou risco de novo desabamento da ponte, fazendo com que a equipe de resgate tivesse dificuldades para retirar os passageiros que ficaram presos nas ferragens.

Ricardo de la Torre, morador da região, disse à AFP que a passagem do trem produz uma forte vibração nas casas.

“Realmente, pelas manhãs, quando os trens começam a ser ativados você sente. Por este simples fato sabemos que a construção é ruim”, disse.

Investigadores seguiram para o local para ajudar na identificação dos corpos e iniciar o trabalho de perícia, que deve estabelecer as causas da tragédia. “Vamos chegar à verdade e à justiça”, afirmou a prefeita. 

A área foi isolada por policiais militares da Guarda Nacional para facilitar a operação de retirada dos vagões.

Este é o segundo acidente no metrô mexicano este ano. Em janeiro, um incêndio nas instalações de controle deixou um morto e 29 pessoas intoxicadas. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo