Histórico

Vice-presidente americano vai a Brasília em junho

Joe BidenO vice-presidente americano Joe Biden estará no próximo dia 16 deste mês em Brasília, onde será recebido pela presidente Dilma Roussef. Além do encontro político, Biden também vai ao país para assistir a uma partida da Seleção dos Estados Unidos pela Copa do Mundo.

Espera-se que a visita de Biden ajude a recuperar os laços entre EUA e Brasil, afrouxados depois do escândalo da espionagem americana, divulgado em 2013 pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA, sigla em inglês) dos EUA, Edward Snowden. Na época, Dilma cancelou uma viagem aos EUA e desde então não tem informado quando voltará a se encontrar com o presidente Barack Obama.
A presidente disse na terça-feira (3) que “ainda não existem condições para uma visita de estado a Washington; as relações com os Estados Unidas são boas e não sofreram nenhuma interrupção” pelo escândalo de espionagem, mas ainda é necessário “um sinal de que isso não voltará a se repetir”, afirmou Dilma.

“Temos todo o interesse em fazer essa visita de estado”, declarou a presidente, que também esclareceu que tem uma relação de “muito respeito” com o presidente americano Barack Obama.

Ressaltou, entretanto, que os governos dos dois países estão numa fase de “namoro” e que a visita de estado só acontecerá quando estiverem mais perto do “casamento”.

A presidente explicou que, apesar das ações de espionagem reveladas por Snowden, que envolveram tanto as comunicações governamentais quanto as empresariais, os dois países mantêm viva uma “sociedade estratégica”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo