Vídeo mostra policial branco arrastando aluna negra pelo chão na Carolina do Sul

Imagens causam indignação nacional nos Estados Unidos

0
1404

DA REDAÇÃO (com France Presse) – O vídeo de um policial branco americano dando uma chave de braço em uma aluna negra antes de derrubá-la de sua cadeira e arrastá-la pelo chão da sala de aula onde estava provocou revolta nas redes sociais.

O incidente aconteceu na segunda-feira (26) em uma escola de ensino médio de Columbia, capital da Carolina do Sul, informou a rede de televisão WIS, que obteve dois vídeos do ocorrido.

O FBI e a procuradoria-geral do distrito abriram uma investigação de direitos civis para esclarecer as circunstâncias da prisão da aluna, segundo informa a TV local WLTX.

Os vídeos, que aparentemente foram gravados por outros alunos com seus telefones celulares, mostram o policial entrando na sala de aula.

Ele conversa brevemente com a menina – que está sentada à mesa – antes de pegá-la pelo pescoço, jogando-a no chão e arrastando a jovem. Ela não parece resistir.

O porta-voz do Departamento de Polícia do Condado de Richland, Curtis Wilson, informou em uma coletiva de imprensa que a adolescente recebeu por diversas vezes a ordem deixar a sala -por razões não informadas- mas se recusou.

A imprensa identificou o policial envolvido no incidente como Ben Fields, um dos dois policiais designados para a escola. Fields foi transferido para tarefas administrativas, segundo o porta-voz de um xerife da Carolina do Sul, o que significa que por hora não irá patrulhar as ruas nem trabalhar em escolas.

O caso ocorre em um momento em que a brutalidade policial está em evidência nos Estados Unidos após uma série de incidentes – alguns fatais – envolvendo autoridades policiais e homens ou meninos negros.