Histórico

Visto americano agora tem prazo de dez anos

Decisão foi tomada ontem no Senado e vale para quem viaja a turismo ou negócios

Agora está sacramentado. Em votação simbólica esta semana, pois a Comissão de Relações Exteriores (CRE) já havia aprovado a iniciativa, o plenário do Senado ratificou a ampliação do visto para os Estados Unidos de cinco para dez anos. Os governos dos dois países firmaram acordo neste sentido há poucos meses e, segundo o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), relator do texto na comissão, faltam apenas detalhes burocráticos para a implementação da medida, que deve entrar em vigor em março.
O acordo vale também para os americanos que vierem ao Brasil. O acordo de dez anos passa a valer para os que viajam a turismo ou a negócio para “ingressar, transitar, permanecer e deixar o território do outro Estado dentro de períodos de permanência definidos em suas respectivas legislações nacionais”. Nos Estados Unidos, a ampliação do visto não depende de aprovação pelo Congresso.
O visto americano já teve validade de dez anos, mas em 2000 o prazo caiu pela metade. Segundo informação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, 472.950 brasileiros solicitam vistos para ingresso naquele país em 2009. A embaixada não informa o índice porcentual de vistos concedidos. O custo para a concessão e ou renovação do visto é de R$ 38 (para agendamento da entrevista) e de US$ 131 (convertidos em Real de acordo com a cotação da moeda no dia de pagamento da taxa) para a obtenção de fato da autorização de entrada no país vizinho.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo