Imigração Notícias

Voo com 200 brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais nesta quarta-feira (26)

Entre os deportados, cerca de 100 são crianças e adolescentes

Pelo menos 30 voos de deportados partiram dos EUA na primeira quinzena de novembro (Foto ICE)

Um voo com cerca de 200 brasileiros deportados dos Estados Unidos está programado para chegar ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), nesta quarta-feira (26). As informações são do BH Airport, empresa que administra o terminal.

Entre os deportados estão cerca de 100 crianças e adolescentes. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou que uma equipe da Polícia Federal, além de seis comissários da unidade da Infância e Juventude de Pedro Leopoldo e 12 de Belo Horizonte, vão receber os passageiros para verificar se as crianças pertencem a falsas famílias. Todas vão passar por uma triagem para comprovar paternidade e maternidade.

Se as crianças e os adolescentes não pertenceram às famílias que chegarem, os comissários vão procurar as famílias de origem, já que o caso se tornaria tráfico de menores.

Este é o 51º voo com deportados que chega ao Brasil. Ao todo, 3.831 brasileiros foram mandados de volta em voos fretados por tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

Em 2022, quatro outros voos fretados foram mandados ao Brasil. Em 14 de janeiro, a aeronave levou 94 imigrantes, no dia 14 foram 98 pessoas. Dois aviões chegaram no dia 21 de janeiro com 66 pessoas e 28 passageiros, respectivamente.

A chegada do primeiro voo, em 2019, marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo