Manchete Notícias

Voo com 70 brasileiros deportados chega a Belo Horizonte

Total de deportados (70) é maior que o número divulgado anteriormente

Avião com brasileiros deportados no pátio de Confins,(ReproduçãoTV/Globo)
Avião com brasileiros deportados no pátio de Confins (ReproduçãoTV/Globo)

O sonho americano não durou mais de um mês para 70 brasileiros que tentaram entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Deportados, eles retornaram ao Brasil neste fim de semana em um voo fretado pelo governo americano até Belo Horizonte, encerrando uma jornada marcada pelas dificuldades para atravessar a fronteira e pelas condições subumanas no centro de detenção de imigrantes na cidade de El Paso, no Texas. No grupo está uma criança de um ano de idade e um homem que estava foragido da polícia brasileira por um assassinato em Governador Valadares.

Os brasileiros foram expulsos sumariamente da América, de acordo com as novas leis impostas pela Casa Branca que prevê a deportação quase imediata dos indocumentados presos na fronteira, sem a necessidade de um processo ou audiência nos tribunais de imigração. Além disso, após pressão de Donald Trump, o governo brasileiro assinou um acordo com Washington para facilitar a deportação de brasileiros indocumentados. Nesse caso, há apenas a necessidade de um certificado de nacionalidade emitido pelos consulados brasileiros no exterior.

No voo de volta ao Brasil estavam ainda um agente da polícia de imigração, seguranças e uma enfermeira. A princípio, as informações eram de que havia 57 deportados, mas na verdade 70 brasileiros desembarcaram no aeroporto de Confins. O brasileiro processado por de assassinato foi preso assim que desembarcou. Ele estava na lista da Interpol e tem pena de seis anos a cumprir, em regime fechado. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo