Cinema/TV

Warner Bros pede desculpas após ‘Convenção das Bruxas’ ser criticado por pessoas com deficiência

Para muitas pessoas com deficiência, o filme traz uma imagem negativa a elas e reforça preconceitos

Anne Hathaway uma bruxa maligna que tem malformações nos pés e nas mãos (Foto: Reprodução)
Anne Hathaway uma bruxa maligna que tem malformações nos pés e nas mãos (Foto: Reprodução)

A Warner Bros pediu desculpas após a caracterização da vilã de ‘Convenção das Bruxas’ ofender pessoas com deficiência.

Anne Hathaway interpreta a personagem no novo filme, que é baseado em um livro do escritor Roald Dahl. Nele, a atriz aparece como uma bruxa maligna que tem malformações nos pés e nas mãos – o que, segundo o enredo da produção, são “sinais” de que alguém é uma feiticeira.

Para muitas pessoas com deficiência, o filme traz uma imagem negativa a elas e reforça preconceitos. Atletas paralímpicos, como a britânica Amy Marren, estão entre as pessoas que usaram as redes sociais para compartilhar suas críticas ao longa-metragem. “Sim, eu sei que é só um filme e que são bruxas. Mas bruxas são monstros, essencialmente. Meu medo é que crianças assistam a esse filme sem saber que essa representação exagera absurdamente [a história original escrita por] Roald Dahl, e que as diferenças de membros passem a ser temidas”, ela afirmou no Twitter.

Claire Cashmore, nadadora medalhista do Reino Unido, se manifestou no Instagram. “Queremos que deficiências sejam normalizadas e que sejam representadas de uma maneira positiva, em vez de serem associadas com um ser amedrontador, malvado; uma bruxa”, explicou.

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) também criticou o novo ‘Convenção das Bruxas’, e apontou a hashtag #NotAWitch (“não uma bruxa”, em tradução livre) como uma forma de protestar o retrato que o longa fez das deficiências. “Diferenças devem ser celebradas e deficiências devem ser normalizadas”, declarou a organização.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo