Histórico

Washington DC aprovou carteira de motoristas para ilegais

Capital dos EUA se soma aos estados que aprovam benefícios para estrangeiros sem papéis

Washington DC aprovou carteira de motoristas para ilegais

O Conselho do Distrito de Columbia (Washington DC, capital dos Estados Unidos) aprovou nesta terça-feira (5) um ato administrativo que permite conceder carteira de motorista a todos os residentes da cidade, sem importar seu status imigratório.

A medida inclui os estrangeiros indocumentados. As carteiras de motorista serão concedidas a partir de maio de 2014. Os novos documentos, no entanto, incluirão a inscrição “não válida para propósitos oficiais”.

“Aplaudimos o Conselho por permitir àqueles que desejam ser americanos a dirigir de maneira legal e segura”, disse o vice-presidente local do Sindicato Internacional de Trabalhadores de Serviços (SEIU), Jaime Contreras, citado pela agência Notimex.
No ano passado, o Conselho havia aprovado uma medida similar, mas sem fazer diferença entre as carteiras para residentes legais e os indocumentados.

A lista cresce

Com esta medida, Washington DC soma-se à lista de estados que aprovaram e colocaram em vigor medidas similares.
A partir de dezembro os indocumentados que vivem no Illinois poderão solicitar o cobiçado documento após a aprovação de uma lei na Assembleia estadual.

Jesse White, secretário de Estado de Illinois, disse que um programa piloto começará em quatro instalações estaduais para motoristas. Acrescentou que se pretende habilitar outras 21 em janeiro.

Calcula-se que cerca de 250 mil pessoas sem permissão de estadia legal poderão solicitar as carteiras de motorista nos primeiros dois anos. Isto tornará as ruas do estado mais tranquilas porque todos estarão dirigindo com seguros.

Inscrição especial

As novas carteiras serão similares às de Washington DC. Incluirão uma inscrição que dirá: “de visitante temporário”.

Illinois disse que antes de emiti-las verificará se os solicitantes são aprovados nos exames por escrito, prático e de visão. A lei também exige que os solicitantes tenham um seguro de automóvel.

Outros sete estados do país fizeram o mesmo este ano.

No começo de 2013 só três estados tinham carteiras para indocumentados: Washington (o estado), Utah e Novo México. Os demais e Washington DC se somaram ao esforço: Illinois, Maryland, Oregon, Nevada, Colorado, Vermont, e Connecticut, assim como o estado livre associado de Porto Rico.

Somente os estados de Washington e Novo México dão a mesma carteira para todo mundo, com documentos ou sem papéis.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo