Histórico

Washington, Oregon e Alasca liberam a maconha para fins recreativos

Washington, Oregon e Alasca liberam a maconha para fins recreativosAlaska aprovaram a liberação da maconha para fins recreativos e medicinal. A emenda constitucional estadual foi aprovada nas três localidades no último dia 4 de novembro, apesar da campanha anti-maconha feita por grupos de ativistas.

Os dois estados seguem o mesmo rumo do estado de Washington e Colorado que desde 2012 permitem a posse, venda e cultivo da maconha. Já a capital americana Washington D.C. não vai permitir a abertura de lojas, mas permite a posse de pequenas quantidades da droga para uso próprio.

Vale lembrar que o uso, posse e venda da droga continua ilegal de acordo com lei federal. Quanto o assunto é o uso medicinal (com aprovação médica) o número de estados que já aprovaram o uso é de 23.

Ativistas pró-maconha festejaram a vitória no último dia 4 de novembro e já avisaram que vão continuar em campanha até 2016, nas próximas eleições. “Vamos tentar de novo em outros estados em 2016 para acabar com a proibição”, disse Leland Berger, advogado e ativista que ajudou a escrever a nova lei no estado do Oregon.

Em D.C ativistas conseguiram a liberação da lei depois de argumentarem que a proibição afetava principalmente a comunidade afroamericana. Estudos mostraram que a maioria das pessoas presas por posse de maconha é afrodescendente.

No Oregon a lei entre em vigor em julho de 2015, sendo que as lojas poderão abrir as portas no ano seguinte. O mesmo deve acontece no Alasca, assim que o governo estadual assinar a nova lei.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo