Imigração Notícias

Xerife do condado de Bexar anuncia investigação sobre transporte de imigrantes do Texas para Martha’s Vineyard

Javier Salazar, xerife de Bexar, disse aos jornalistas ter recebido uma denúncia de que um imigrante venezuelano recebeu uma comissão para recrutar os imigrantes em um abrigo em San Antonio (TX)

Xerife Javier Salazar acredita que os imigrantes foram "explorados e enganados" para que fizessem a viagem com fins políticos (Foto: tpr.org)
Xerife Javier Salazar acredita que os imigrantes foram “explorados e enganados” para que fizessem a viagem com fins políticos (Foto: tpr.org)

Um xerife do Texas disse na segunda-feira (19) à noite que abrirá uma investigação sobre o transporte de 48 imigrantes venezuelanos do Texas para Martha’s Vineyard, em Massachusetts.

O democrata Javier Salazar, xerife de Bexar, revelou aos jornalistas ter recebido uma denúncia de que um imigrante venezuelano teria recebido uma comissão para recrutar os imigrantes em um abrigo em San Antonio, no Texas.

O xerife acredita que não só foram violadas as leis do condado de Bexar ao transportar quase 50 imigrantes a Martha’s Vineyard como também foram violadas leis paralelas no âmbito federal.

Um total de 48 imigrantes foram “atraídos” a um hotel onde ficaram alojados durante dois dias, explicou Salazar. Os imigrantes foram trasladados em avião para a Flórida e depois transportados para Martha’s Vineyard sob “falsos pretextos”, comentou.

Segundo o xerife, eles teriam sido levados de avião para Martha’s Vineyard para “uma sessão de fotos”. Em sua opinião, os imigrantes foram “explorados e enganados” para que fizessem a viagem com fins políticos.

O chefe de polícia de Bexar conversou com um advogado que representa alguns dos imigrantes para obter informações sobre o que ocorreu. As denúncias até agora são “repugnantes e uma violação dos direitos humanos”, disse Salazar, acrescentando que deve haver responsabilização pelo ocorrido.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, defendeu sua decisão. “Todos assinaram formulários de consentimento para ir e o provedor que está fazendo isto para a Flórida lhes forneceu um pacote com um mapa de Martha’s Vineyard, com os números de diferentes serviços sociais oferecidos na cidade”, disse DeSantis. “Por que não iriam? Estavam em mau estado e precisavam se limpar, serem bem tratados”, completou.

Quando indagada sobre a investigação, a porta-voz de DeSantis, Taryn Fenske, declarou: “Os imigrantes estão dispostos a abandonar o condado de Bexar depois de terem sido abandonados, sem abrigo e ‘largados à própria sorte’”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo