Histórico

Vocação para salvar vidas é o primeiro passo

Brasileiro trabalha voluntariamente como bombeiro e sonha em seguir carreira na corporação

Ana Paula Franco

Brasileiro trabalha voluntariamente como bombeiro e sonha em seguir carreira na corporação

Todos os dias Jarbas Silva sai de casa de manhã e vai trabalhar numa farmácia onde é subgerente em Palm Beach Shores, no Condado de West Palm Beach, mas o seu pensamento está no Corpo de Bombeiros da cidade onde atua há um ano como voluntário. Jarbas tem 43 anos e há um ano realizou um sonho antigo: se tornar um bombeiro e ajudar as pessoas. Quem pensa que a missão é fácil está enganado. Mesmo sendo voluntário, o bombeiro (fireman em inglês) tem que passar por diversos cursos, treinamentos e aperfeiçoamento semanal para se tornar um membro da corporação, mesmo para trabalhar como voluntário.

Jarbas tem 43 anos e há um ano realizou um sonho antigo: se tornar um bombeiro e ajudar as pessoas

Jarbas tem 43 anos e há um ano realizou um sonho antigo:
se tornar um bombeiro e ajudar as pessoas

Jarbas trabalha aos finais de semana em plantões de 24 horas e passa por um treinamento toda terça-feira à noite. Segundo ele, a maior parte das chamadas é de origem médica, pessoas que passam mal em casa e pedem socorro. “Fazemos os primeiros-socorros, ressuscitamos vítimas de ataques cardíacos e fazemos todos os procedimentos necessários antes de a pessoa chegar ao hospital”, disse. Ele afirma que as chamadas por acidentes de carro ocorrem em número menor, mas também são frequentes.

O grande objetivo de Jarbas é se tornar um membro efetivo do Corpo de Bombeiros de Palm Shores onde já é conhecido pela comunidade. “Por onde eu passo e apresento minha carteira dos Bombeiros sou bem recebido. É dificil entrar para a Corporação porque existem poucas vagas disponíveis e a concorrência é muito grande. Quando a aplicação é aceita, por um mínimo detalhe eles te eliminam. Mas já fiz várias provas e estou aguardando para ser chamado”, explicou Silva.

O bombeiro é de Recife (PE), casado, tem duas filhas e vive na América há 15 anos. Ele era gerente de um restaurante quando descobriu que o pai de uma funcionária era bombeiro. “Sempre quis ser bombeiro e não sabia o que fazer. Peguei todas as informações que eu precisava e resolvi fazer o curso”, disse. Silva fez o curso em escola particular, mas disse que o Broward College oferece o curso com muita qualidade e muito mais barato. “Recomendo que quem tenha interesse em ser bombeiro faça o curso no Broward College. Não tem necessidade de gastar o que eu gastei na época”, recomenda. Jarbas está investindo em aperfeiçomento e agora está num treinamento avançado para salva-vidas, inclusive, com aulas de mergulho com cilindro e oxigênio.

Quanto ao significado de ajudar ao próximo, Silva acredita que sempre é possível dedicar um pouco do seu tempo e ajudar alguém. “Por mais que a vida seja corrida, sempre dá para ajudar alguém de alguma forma. O que você planta, você colhe, quando damos um sorriso a alguém recebemos esse sorriso de volta. E assim é com tudo na vida”.

Outras informações sobre o curso de bombeiros do Broward College pelo site www.broward.edu.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo