Manchete Notícias

Estudo mostra que maior parte dos imigrantes ilegais entrou pelo aeroporto

Pelo sétimo ano consecutivo, passar do tempo permitido do visto ultrapassa entrada ilegal pela fronteira

Número de imigrantes ilegais que entra pelo aeroporto é bem maior
Número de imigrantes ilegais que entra pelo aeroporto é bem maior

Um estudo divulgado na quarta-feira (16) mostra que pelo sétimo ano consecutivo o número de pessoas que ultrapassou o tempo do visto é bem maior que o número de imigrantes ilegais que atravessou a fronteira do México com os EUA. As informações são da NPR.

O estudo foi feito pelo Center for Migration Studies de New York e mostra que, entre 2016 e 2017, 62% dos novos imigrantes indocumentados entraram pelo aeroporto e passaram do tempo de permanência previsto no visto e 38% entraram ilegalmente pelo México.

O objetivo do estudo é mostrar que a insistência do presidente Trump na construção do muro – impasse que fechou parcialmente o governo desde o dia 22 de dezembro – perde o sentido quando se observam as estatísticas.

“É claro por meio dessa pesquisa que maior parte da população indocumentada entrou nos EUA com visto e não pela fronteira”, afirma Donald Kerwin, coordenador da pesquisa. “Como os números mostram, construir centenas de milhas de um muro que não vai resolver a questão imigratória nos EUA. Longe disso”.

O estudo também mostra que o número de mexicanos que atravessou a fronteira caiu. Em 2017, foram 400 mil mexicanos a menos e, desde 2010, 1.3 milhão a menos.

O estudo mostra, ainda, que a população de imigrantes vindos do México é hoje menos da metade de toda a população indocumentada nos EUA. Ao mesmo tempo, aumentou o número de imigrantes da Índia, China e Venezuela, que enfrenta uma grave crise econômica. Cerca de 145 mil venezuelanos passaram o tempo permitido do visto em 2017. Esse número era de 60 mil em 2013.

Um ex-diretor do departamento de estatísticas da imigração, Robert Warren, disse que os ex-presidentes Bush e Barack Obama aumentaram muito a fiscalização na fronteira e isso reflete a queda desse tipo de imigração.

“Como mais de metade de todos os residentes indocumentados dos EUA chegam por via aérea, os postos de emissão de vistos se tornaram a verdadeira linha de frente para impedir a migração ilegal”, conclui o estudo. “Este relatório sugere que mais atenção e recursos devem ser dados a essa missão crucial do Departamento de Estado dos EUA”, conclui o estudo.

Acesse o estudo completo pelo link.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo