Histórico

Reforma imigratória é aprovada no Senado

Com ampla maioria, o projeto de lei contempla uma reforma imigratória abrangente e caminho para a cidadania

DA REDAÇÃO COM NYT- O Senado aprovou nesta quinta-feira (27) o mais representativo conjunto de leis imigratórias abrangente da nação em uma geração com amplo apoio bipartidário, enviando o projeto de lei à Câmara de Representantes, controlada pelos republicanos, onde há uma oposição significativa de membros conservadores.

Mas em função da expressiva votação, com aprovação de 68 votos a favor e 32 contra, com 14 republicanos votando a favor, a liderança democrática e o grupo bipartidário de oito senadores que concebeu o projeto de lei original parecia determinado a saborear o momento. O vice-presidente Joseph R. Biden Jr. presidiu a votação com os senadores anunciando suas decisões diretamente de seus assentos, num procedimento cerimonioso reservado para ocasiões especiais.

Liderando a votação, muitos do “Grupo dos Oito que conceberam o formato da legislação tomaram o plenário do Senado para proferir discursos inflamados, inclusive o senador Marco Rubio, republicano da Flórida, um dos líderes de seu partido junto às vozes latinas. Quando Rubio terminou, os outros senadores do grupo bipartidário o cercaram, dando-lhe tapinhas nas costas e falando palavras de encorajamento. “Bom trabalho”, disse um. “Estou orgulhoso de você”, disse outro.

O projeto de lei do Senado oferece um caminho de 13 anos para a cidadania para 11 milhões de imigrantes não autorizados no país, bem como disposições para endurecimento da segurança na fronteira que devem ter sido efetivadas antes de os imigrantes receberem o status legal.

Embora a revisão do sistema de imigração do país se tenha tornado uma prioridade para muitos republicanos após a eleição presidencial de 2012, na qual o candidato republicano, Mitt Romney, foi rejeitado pelos eleitores latinos, os adversários da imigração montaram esforços de última hora para inviabilizar o projeto de lei, que eles dizem ser uma verdadeira anistia, sem quaisquer medidas de execução.

Como o projeto de lei segue para a Câmara, as elites republicanas e seus grupos pró-imigração bem financiados estão correndo contra a oposição dos membros mais conservadores da Câmara. O presidente da Casa John A. Boehner jogou água fria em qualquer esperança de que a Casa votará o plano do Senado, e insistiu que a medida de imigração qualquer que seja terá de ser apoiada por uma maioria de sua conferência republicana.

Boehner promete endurecer o jogo

“Emiti uma declaração que pensei ser muito clara, mas aparentemente alguns não entenderam a mensagem: A Casa não vai pegar e votar o que o Senado passou”, disse na quinta (27) de manhã. “Nós vamos fazer a nossa própria conta”, prometeu Boehner.

A legislação em grande parte elaborada por trás de portas fechadas pelo grupo bipartidário reuniu uma improvável coalizão de democratas e republicanos, grupos empresariais e sindicatos, trabalhadores rurais e produtores, e latinos, direitos dos homossexuais e defensores da imigração. Ao longo do caminho, a legislação foi moldada e ajustada por uma série de acordos de bastidores e as negociações que, em muitos aspectos, parecia espelhar a sua criação.

Ainda na quarta-feira (26), o senador Charles E. Schumer, democrata de Nova York e um dos autores do projeto de lei, telefonou para o governador Chris Christie de Nova Jersey, tentando angariar apoio. Em um telefonema de 30 minutos, de acordo com um assessor, “Schumer pediu-nos para ajudar a convencer o senador Jeffrey S. Chiesa, republicano de New Jersery recém-nomeado por Christie para votar a favor do projeto”. (Chiesa foi um dos 14 republicanos que votaram “sim” na quinta-feira à tarde para terminar o debate.)

O primeiro grande acordo, porém, veio logo no início, no final de março, quando o principal sindicato trabalhista do país e grupos empresariais chegaram a um consenso sobre um programa de trabalhadores convidados para imigrantes pouco qualificados. Divergências entre a Câmara de Comércio dos EUA e a AFL-CIO, o principal sindicato federado da nação, ajudaram a prejudicar a tentativa de uma revisão da mesma forma que em 2007, mas os dois grupos se uniram para criar um programa que vai expandir e encolher com base em critérios e indicadores econômicos como os números do desemprego e vagas de emprego e oferecem um máximo de 200 mil vistos para trabalhadores hóspedes anualmente.

Articulação para angariar apoio

Em um esforço liderado por Schumer, o grupo cortejou o senador Orrin Hatch, republicano de Utah, tratando das preocupações acerca de seus vistos para trabalhadores estrangeiros qualificados que poderiam preencher postos de trabalho na indústria de alta tecnologia. Em última análise, as disposições do painel acordado por Hatch aumenta o número mínimo anual de vistos para trabalhadores estrangeiros altamente qualificados e cria um mecanismo de mercado para garantir que as empresas americanas possam trazer trabalhadores estrangeiros qualificados para trabalhos que não podem ser preenchidos pelos americanos.

Na última noite de consideração pelo painel, em depoimento emocionado e comovente, dois senadores democratas e republicanos argumentaram levando em conta uma medida que teria permitido aos cidadãos dos Estados Unidos dar o status de residente permanente, conhecido como green card, em nome de seus parceiros do mesmo sexo. Embora os democratas tenham apoiado a medida, os republicanos teriam condenado a provisão geral, e a discussão tomou grande parte da quarta-feira (26), quando a Suprema Corte decidiu que os casais do mesmo sexo têm direito a benefícios federais.

O projeto de lei foi aprovado pelo comitê, em um processo que se estendeu durante cinco dias e incluiu a análise de mais de 300 emendas, em um forte 13 a 5 voto bipartidário, com Hatch, bem como os senadores Jeff Flake, do Arizona, e Lindsey Graham, da Carolina do Sul, republicanos e membros do grupo bipartidário apoiando o projeto de lei. (Em um artigo de opinião recente, Hatch também declarou seu apoio à legislação final).

O projeto de lei da maior, e talvez mais importante, mudança veio na forma de um pacote de segurança na fronteira que prometeu reforçar substancialmente a segurança ao longo da fronteira sul do país. A proposta, dos senadores Bob Corker de Tennessee e John Hoeven de Dakota do Norte, ambos republicanos, dedicará aproximadamente $ 40 bilhões ao longo da próxima década, para as medidas de execução das fronteiras, trata de incluir a adição de 20 mil novos agentes da Patrulha de Fronteira e 700 milhas de cercas ao longo da fronteira sul.

O esforço de imigração no Senado beneficiou-se de uma série de fatores externos que ajudou a chamar a atenção do público para longe do projeto de lei, uma vez que fez o seu caminho a partir de um conjunto de princípios para um acordo totalmente formado para um projeto de lei de mais de 1.000 páginas com alterações em anexo. Os atentados na Maratona de Boston ocorreram na véspera do lançamento planejado do grupo bipartidário de projeto de lei, e logo depois vieram controvérsias envolvendo a Receita Federal e a Agência Nacional de Segurança. Esta semana, com o projeto de lei indo para a passagem final, as principais decisões do Supremo Tribunal compartilharam os holofotes.

Agora, porém, todos os olhos estão voltados para a Câmara Baixa. Em uma jogada no Congresso na quarta-feira, Schumer foi até a deputada da Califórnia, Nancy Pelosi, líder democrata. Pelosi disse pensar que o grupo bipartidário seria capaz de entregar 68 votos a favor do projeto no Senado e que queria falar sobre a forma de usar o momento para seguir em frente na Câmara.

Apoio de Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, emitiu um comunicado sobre a votação final no Senado:

“Hoje, com um voto bipartidário sólido, o Senado dos Estados Unidos atendeu ao povo americano, dando um passo crítico para arrumar de uma vez para sempre nosso sistema de imigração que não funciona.”

“Agradeço ao líder da maioria, Harry Reid, ao senador Leahy, ao senador Schumer e cada membro do ‘Grupo dos Oito’ por sua liderança, e elogio todos os senadores que colaboraram, indiferente de partidos.”

“O projeto de lei bipartidário aprovado hoje (27) foi um acordo de concessão. Por definição, ninguém obteve tudo o que queria. Nem os democratas. Nem os republicanos. Nem eu. Mas o projeto de lei do Senado guarda consistência com os princípios importantes para uma reforma de sentido comum que eu, assim como muitos outros, expusemos repetidamente.”

“Se promulgado, o projeto de lei do Senado estabelecerá o plano de segurança da fronteira mais agressivo de nossa história. Abrirá caminho para que 11 milhões de pessoas que estão ilegalmente neste país conquistem a cidadania; um caminho que inclui submeter-se a uma verificação de antecedentes, aprender inglês, pagar impostos e uma multa, e então ir para o final da fila atrás de todos os que estão seguindo as regras e tentando vir aqui legalmente. Modernizará o sistema de imigração legal de maneira que novamente reflita nossos valores como nação e cobre as urgentes necessidades de nossa época. E dará um grande impulso para nossa recuperação, redução de nossos déficits e fomento de nossa economia.”

“Hoje, o Senado fez seu trabalho. Agora depende da Câmara de Representantes fazer o mesmo.”

Clique aqui e leia tudo o que você precisa saber sobre a reforma imigratória aprovada hoje no Senado

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo