Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Imigração Negócios

Restaurantes dos EUA pedem alívio migratório diante da falta de mão de obra

Escassez de trabalhadores faz restaurantes pressionarem por mudanças na imigração.

Com dificuldades para contratar, restaurantes pedem alívio migratório para evitar colapso no setor. Foto: Wikimedia Commons

A National Restaurant Association enviou uma carta ao presidente Donald Trump pedindo medidas específicas para lidar com a escassez de trabalhadores no setor. Segundo a entidade, um em cada três restaurantes nos Estados Unidos enfrenta dificuldade para preencher vagas, e mais de 70% têm problemas para contratar ou reter funcionários. A associação sugere autorizações de trabalho temporárias para imigrantes de longa data que pagam impostos, não têm antecedentes criminais e atendem a critérios rigorosos.

O pedido surge em um momento de retomada das operações migratórias em locais de trabalho por parte das autoridades federais, depois de breve suspensão. A entidade argumenta que setores como agricultura e hotelaria já receberam algum tipo de flexibilização, e que os restaurantes enfrentam desafios semelhantes para manter suas equipes em operação.

Nos últimos dias, Trump sinalizou que poderia considerar ajustes nas políticas migratórias para proteger setores estratégicos afetados pela falta de mão de obra. No entanto, até o momento, não há anúncio oficial sobre novas diretrizes específicas para o setor de restaurantes ou mesmo sobre eventuais exceções.

A carta também pede que o governo priorize a deportação de pessoas que representem ameaças à segurança pública, em vez de focar em trabalhadores que contribuem economicamente. A medida é vista por representantes do setor como uma forma de preservar a continuidade das operações e evitar novas demissões em cadeia diante da revogação de proteções legais que impactam centenas de milhares de imigrantes no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo