Imigração

Apoio à imigração cresce nos EUA mesmo com medidas mais duras

Pesquisa do instituto Gallup revela recorde de apoio à imigração, mesmo com medidas mais duras do governo e queda nas travessias na fronteira.

79% dos americanos consideram a imigração positiva para os EUA, um recorde histórico. Foto: Freepik

Seis meses após o início de uma das maiores ofensivas contra imigrantes na história recente dos Estados Unidos, uma pesquisa do instituto Gallup mostra uma mudança marcante na opinião pública: 79% dos americanos agora veem a imigração como algo positivo para o país, aliás, o maior índice já registrado.

A virada é expressiva em relação a 2024, quando 55% da população dizia querer menos imigração. Agora, esse número caiu para 30%. O apoio cresceu mesmo diante das medidas mais rígidas do governo, que incluem aumento nas deportações, restrições a vistos e cortes em proteções temporárias. Por outro lado, as travessias ilegais na fronteira com o México caíram para o menor nível em décadas, e cidades como Nova York já não enfrentam superlotação nos abrigos.

A pesquisa também revela contradições. Embora mais pessoas enxerguem a imigração com bons olhos, a maioria ainda apoia o reforço na segurança das fronteiras. Trump segue tendo uma de suas maiores taxas de aprovação nesse tema, mas o apoio às ações específicas vem diminuindo, principalmente entre adultos hispânicos: só 21% aprovam sua condução da área, contra 35% da média nacional.

A mudança de percepção vem, em parte, da base republicana. Em um ano, a parcela de eleitores do partido que defende menos imigração caiu de 88% para 48%. E 64% agora dizem que a imigração faz bem ao país. Mesmo com uma retórica mais dura e ações como o fim da cidadania por nascimento e o corte de vistos para estudantes, o sentimento geral parece voltar ao patamar anterior ao pico migratório de 2021.

Com informações do The new York Times.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo