A Major League Soccer, a liga profissional do futebol nos Estados Unidos, está numa encruzilhada. Isso porque Lionel Messi, o principal nome do esporte, não participou do Jogo das Estrelas, que reuniu atletas de equipes americanas e mexicanas, em Austin (Texas), na quarta-feira (23 de julho). De acordo com o regulamento, a ausência no evento festivo é passível de suspensão, se não vier acompanhada de uma boa justificativa, como uma contusão, por exemplo – e aí está o problema: ao que tudo indica, o craque argentino do Inter Miami tinha condições de jogo, mas a MLS não está convicta de que aplicar uma punição ao destaque do campeonato é uma boa ideia.
Como era esperado, Messi foi um dos mais votados pela torcida para o tradicional Jogo das Estrelas. Só que o camisa 10 tem sofrido com a sequência de partidas, já que a equipe do sul da Flórida tem cumprido uma maratona para regularizar o seu calendário da temporada regular desde que retornou do Mundial de Clubes. Aos 38 anos, o argentino atuou os 90 minutos dos últimos nove compromissos do Inter Miami em 34 dias. “Eu realmente preferia que eles tivessem um descanso, pois estão esgotados”, admitiu o técnico Javier Mascherano, no início da semana, ao ser perguntado sobre Messi e Jordi Alba – outro atleta do Inter Miami escolhido pelo público e que não participou do evento no Texas.
A punição aos ausentes no Jogo das Estrelas não é uma novidade. Em 2018, outro grande nome do futebol mundial, Zlatan Ibrahimović, também abriu mão de sua participação na partida e acabou cumprindo um jogo de suspensão pelo seu time, o LA Galaxy, naquela ocasião. Mas, agora, a própria liga parece inclinada a perdoar Messi e Jordi Alba. Segundo o comissário da MLS, Don Garber, uma conversa com os dirigentes do Inter Miami deve esclarecer a situação. “É claro que adoraríamos ter o Messi e todos os jogadores selecionados no All Star Game. Mas não Podemos obrigar ninguém a isso, especialmente em caso de lesões”, afirmou Garber em entrevista coletiva durante o evento. A partida entre os atletas que atuam na MLS contra os da Liga MX terminou 3 a 1 para os donos da casa.