Alice dos Santos Araújo Lourenço, de 20 anos, natural de Nova Olinda, município com pouco mais de 6 mil habitantes na Paraíba, começa em agosto a graduação em Ciência da Computação e Educação na University of North Carolina at Chapel Hill (UNC), com bolsa integral que cobre matrícula, moradia, alimentação, transporte e equipamentos.
Filha de trabalhadores informais, criada pelo avô, Alice aprendeu inglês sozinha, usando materiais gratuitos, aplicativos e dicionários. A estudante foi aprovada em sete universidades internacionais, entre instituições dos EUA e Canadá, e garantiu financiamento total para estudar fora. O interesse pelo exterior surgiu ainda no ensino médio, motivado pela curiosidade cultural e pelas oportunidades acadêmicas.
Ex-aluna do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Alice participou de pesquisas e projetos de programação. Antes de ser aceita nos EUA, acumulou experiências internacionais na Itália, Alemanha, Índia e Noruega, todas com bolsas, financiadas pela The Flight School.
Na UNC, Alice pretende usar sua trajetória para fundar uma edtech acessível e inovadora na América Latina e criar um ecossistema de apoio a meninas de baixa renda em áreas periféricas e do interior. “Minha família me inspira a seguir com humildade. Sei que meu valor está na educação e no caráter”, destacou Alice, nas redes sociais.