Brasil Estados Unidos

Brasil firma acordo climático com Califórnia em meio a encontro positivo entre Lula e Trump

Marina Silva e Gavin Newsom assinam memorando de entendimento durante a Semana do Clima em Nova York; Trump descreve encontro com Lula como de “boa química”.

Marina Silva e Gavin Newsom assinam acordo climático em Nova York. Foto: Reprodução X

O Brasil e o estado da Califórnia assinaram na terça-feira (23), em Nova York, um memorando de entendimento para ampliar a cooperação em clima, energia limpa e mercados de carbono. O acordo foi firmado pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, durante a Semana do Clima.

O anúncio do acordo ocorre na mesma semana em que Lula se encontrou com Trump na ONU. O presidente americano descreveu o encontro como de “boa química” e indicou que ambos se reunirão novamente em breve, fortalecendo canais diplomáticos bilaterais.

O memorando assinado envolve transporte de baixa emissão, conservação de 30% de terras e oceanos até 2030, soluções baseadas na natureza, desenvolvimento de tecnologias limpas e fortalecimento de mercados de carbono. O objetivo é reduzir emissões de gases de efeito estufa, proteger ecossistemas e gerar empregos na economia verde.

A parceria amplia um trabalho já existente entre a Califórnia e 21 estados brasileiros e antecede a COP30, que vai ser sediada pelo Brasil em novembro. O acordo também destaca a importância de parcerias com governos subnacionais diante de políticas climáticas pouco ambiciosas do governo federal dos EUA.

Segundo Gavin Newsom, “desafios globais exigem cooperação global”, enquanto Marina Silva afirmou que parcerias com governos subnacionais são essenciais para avançar na ação climática e alcançar metas de neutralidade: 2050 para o Brasil e 2045 para a Califórnia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo