Estados Unidos

Trump anuncia tarifas de até 100% sobre medicamentos, móveis e caminhões

Segundo o presidente, estarão isentas da taxação empresas que estejam construindo fábricas no país

Países europeus já manifestaram preocupação com os efeitos das novas tarifas impostas por Trump e não descartam medidas retaliatórias
Países europeus já manifestaram preocupação com os efeitos das novas tarifas impostas por Trump e não descartam medidas retaliatórias (Foto: Reprodução TV)

O presidente Donald Trump anunciou, na quinta-feira (25), um novo pacote de tarifas que atinge setores estratégicos da economia, com impacto direto sobre medicamentos, móveis e caminhões pesados. As medidas, que entram em vigor em 1º de outubro e reforçam a política protecionista do governo. O peso maior recai sobre a indústria farmacêutica, que terá tarifa de 100% sobre produtos de marca ou patenteados importados. A exceção, segundo Trump, será para empresas que estejam construindo fábricas no país, cujos medicamentos não serão taxados.

A mudança poderá ter reflexos imediatos nos preços ao consumidor, além de impactar os custos de seguradoras e hospitais. Há também dúvidas jurídicas sobre a legalidade da isenção condicionada à construção de fábricas nos Estados Unidos, que pode ser contestada em tribunais federais e até na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A decisão prevê ainda tarifa de 50% sobre armários de cozinha e móveis de banheiro, 30% sobre móveis estofados e 25% sobre caminhões pesados fabricados fora do país. Na rede social Truth Social, o presidente justificou o aumento como resposta à “inundação” de produtos estrangeiros no mercado americano, classificada por ele como “prática injusta” contra a indústria local.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo