Comunidade Imigração

Cineasta brasileira é detida em audiência de green card

O marido afirmou que um dos agentes tirou uma selfie com o celular enquanto a mulher chorava imobilizada

De acordo com o casal, a detenção estaria relacionada a um suposto não comparecimento a uma audiência judicial em 2019, algo que eles desconheciam. Barbara não tem antecedentes criminais e vive nos Estados Unidos desde 2018 com visto de turista (Foto: Reprodução redes sociais)
De acordo com o casal, a detenção estaria relacionada a um suposto não comparecimento a uma audiência judicial em 2019, algo que eles desconheciam. Barbara não tem antecedentes criminais e vive nos Estados Unidos desde 2018 com visto de turista (Foto: Reprodução redes sociais)

Casada com um americano, a brasileira Barbara Gomes Marques, 38 anos, foi detida por agentes federais durante uma audiência programada para a obtenção do green card no Edifício Federal Edward R. Roybal, em Los Angeles, no dia 16 de setembro. Segundo Tucker May, sua esposa estava a caminho de se tornar cidadã quando compareceram à audiência. Ao final da reunião, pediram que ela acompanhasse os agentes para tirar uma cópia do passaporte, momento em que ocorreu a prisão. Ela foi levada sob custódia por agentes da U.S. Customs and Border Protection (CBP) e algemada nas mãos, nas pernas e na cintura. O marido afirmou que um dos agentes tirou uma selfie com o celular enquanto a mulher chorava imobilizada.

“Sou um homem tentando trazer minha esposa de volta para casa, e precisamos de alguém com mais poder do que eu para ajudar. Se permitirmos que isso aconteça com os mais vulneráveis, é só uma questão de tempo até que possa acontecer com qualquer um de nós”, declarou May.

O advogado de imigração Marcelo Gondim, responsável pelo caso, disse que a brasileira passou uma semana na Adelanto ICE Facility, na Califórnia, antes de ser transferida para um centro de detenção no Arizona e deve ser levada para a Louisiana, etapa que pode preceder uma deportação. Gondim afirmou que a movimentação busca dificultar o acesso da detida ao advogado e à família, limitando sua capacidade de defesa. Uma solicitação emergencial de ordem de restrição temporária foi apresentada pela defesa para impedir transferências adicionais ou deportação.

“Ela é casada com um cidadão americano e tem direito legal a se tornar residente permanente. Essa estratégia apenas complica o processo e limita sua defesa”, afirmou.

Até o momento, não há declarações oficiais publicadas pelo ICE ou pelo DHS sobre a detenção da cineasta. Juristas alertam para a importância de debater a proteção legal de imigrantes casados com cidadãos americanos e a prisão de estrangeiros sem histórico criminal durante procedimentos burocráticos rotineiros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo