Imigração

Universitária é presa em aeroporto pouco antes de embarcar para o Texas para passar Thanksgiving com a família

Any Lucia Belloza, de 19 anos, estava se preparando para fazer uma surpresa para os pais, mas foi detida ao tentar embarcar de Boston para o Texas

Any Lucia foi deportada para Honduras (Foto divulgada pelo advogado Todd Pomerleau)

Em seu primeiro ano na Babson College, Any Lucia Belloza planejou fazer uma surpresa para os pais no feriado de Thanksgiving, celebrado no dia 27 de novembro. Ela comprou passagem aérea de Boston para o Texas, mas antes mesmo de embarcar, foi detida por agentes da imigração.

Segundo informações de seu advogado, ao chegar ao portão da companhia aérea, ela foi informada de que havia um problema com seu cartão de embarque e, minutos depois, foi surpreendida por agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE). Any foi algemada e, 48 horas depois, já estava em um voo para Honduras, país que deixou com seus pais aos sete anos de idade.

A jovem foi deportada mesmo após um juiz federal emitir uma ordem que impedia o governo de removê-la do país. Em um e-mail enviado à CNN, o Departamento de Homeland Security informou que Any entrou nos Estados Unidos em 2014 e que um juiz expediu uma ordem de deportação contra ela em 2015.

O advogado da imigrante disse que ela nunca recebeu uma correspondência informando sobre a ordem de deportação ou qualquer aviso das autoridades sobre seu status. “Eu ainda não estou convencido de que ela teria essa pendência imigratória. Nada foi apresentado para provar”, disse o advogado. “Ela tinha correntes nos tornozelos e algemas nos pulsos”, disse Todd Pomerleau à CNN. “Ela foi colocada em um avião e deportada para um país onde não pisava há uns 12 anos. É inaceitável.”

O pai da estudante, Francis Belloza, disse que a família teve o processo de asilo negado, mas não recebeu ordem de deportação. Agora, os advogados da jovem estão tentando trazê-la de volta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo