Na casa de Sandy Martinez, moradora da cidade de Lantana, na Flórida, há quatro carros, um para cada membro da família – ela própria, o filho, a filha e uma irmã, que trabalham o dia todo. Mas na hora de estacionar os carros na volta do trabalho o espaço da driveway fica pequeno para acomodar todos. A casa fica numa esquina, e por isso não é possível estacionar na rua. A solução foi espremer os quatro carros na driveway, mas ainda assim algum precisava ficar com duas rodas um pouco sobre o gramado da casa.
O que Sandy não sabia é que isso é proibido na cidade de Lantana, que cobra uma multa de $250 por dia pela infração, ou mais de $100 mil por ano. Sandy entrou na justiça contra o valor absurdo cobrado. O caso foi parar na Suprema Corte, mas a maior autoridade em leis do estado recusou deliberar sobre ele, e ficou valendo a decisão da instância imediatamente inferior – $165 mil de multa.
“Uma multa de seis algarismos por estacionar na própria grama é chocante”, disse o advogado Ari Bargill à rede de TV CBS. “A decisão da Suprema Corte de não ouvir o caso de Sandy é um desserviço a todos os floridianos.”
Não restou opção para Sandy a não ser pagar a multa absurda, o que acabou com o equity de sua casa. E, segundo especialistas, dificilmente o caso poderá ser levado ao nível federal, já que a Suprema Corte Estadual o recusou. Por isso, na hora de estacionar o carro, onde quer que seja, é bom conferir as leis da sua cidade.
