Nova pesquisa nacional mostra que 57% dos eleitores desaprovam a forma como o ICE (Immigration and Customs Enforcement) aplica as leis de imigração, enquanto 40% apoiam a atuação da agência e 3% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi feito pela Quinnipiac University entre 8 e 12 de janeiro com 1.133 eleitores registrados, e acontece logo após a morte de Renee Good, baleada por um agente do ICE em Minneapolis. O caso intensificou protestos contra a presença de agentes federais, com confrontos em frente ao Whipple Federal Building, incluindo uso de gás lacrimogêneo e balas de pimenta.
Apesar da desaprovação generalizada, mais de um terço dos entrevistados aprovam o desempenho da secretária do DHS, Kristi Noem, responsável pelo comando da imigração federal. A pesquisa também mostra forte divisão partidária: eleitores republicanos tendem a apoiar o ICE, enquanto democratas são majoritariamente contrários.
Com margem de erro de 3,7 pontos percentuais, o estudo confirma a polarização sobre políticas de imigração nos EUA e reforça o debate sobre a atuação federal em estados que se opõem a ações mais rigorosas.
