Histórico

A cinco rodadas do fim, Brasileirão segue indefinido

Cruzeiro perde a vice- liderança e Botafogo entra na briga pelo título

A rodada de meio de semana do Campeonato Brasileiro serviu para dar mais emoção na disputa do título. Os dois líderes – Fluminense e Cruzeiro – tropeçaram, facilitando a aproximação dos rivais Corinthians e Botafogo. Faltam apenas cinco jogos para cada equipe e, pelo visto, o campeão só deverá ser conhecido na última rodada, no dia 5 de dezembro.

O Fluminense permanece na liderança, depois de ter arrancado um empate sem gols no Beira-Rio, contra o Internacional. O time gaúcho jogou melhor, mas esbarrou na excelente atuação do goleiro tricolor, Ricardo Berna. O Colorado completou cinco jogos sem vitória e agora deve voltar suas energias para a disputa do título mundial, em dezembro, nos Emirados Árabes.

Se o empate não foi ruim para o Flu, o mesmo não se pode dizer do desempenho do Cruzeiro. Jogando em casa, o time mineiro acabou derrotado pelo São Paulo pelo placar de 2 a zero e perdeu a vice-liderança para o Corinthians, que goleou o Avaí no Pacaembu. Os comandados de Cuca não jogaram bem e ainda foram prejudicados pela arbitragem, que assinalou pênalti inexistente a favor dos paulistas. Apesar do discurso de que nada está perdido, o resultado representa um balde de água fria nas pretensões cruzeirenses, já que os dois próximos compromissos são na casa dos adversários – Vitória e Corinthians.

Quem entrou de vez na briga para levantar o caneco foi o Botafogo, que venceu o Atlético Goianiense no Engenhão. Com 54 pontos (quatro a menos do que o líder Fluminense), o time do técnico Joel Santana conta com uma tabela aparentemente mais fácil para chegar ao seu objetivo, mas para isso terá que superar a irregularidade que tem atingido todas as equipes que estão no topo. Afinal, estamos falando do campeonato mais disputado do mundo.

Na parte de baixo da tabela, o único destino já definido parece ser o do Grêmio Prudente, a caminho da Segunda Divisão. Pelo menos outros sete times estão ainda na luta contra o rebaixamento, inclusive o Atlético Mineiro, que voltou a ocupar a 17ª posição – ou seja, ainda na degola. Na próxima rodada, dois clássicos regionais merecem a atenção do torcedor, pois podem trazer grandes mudanças na classificação: São Paulo e Corinthians e Flumiense e Vasco são os dois jogos mais esperados do fim de semana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo